Miguel Oliveira já tem substituto
Português revelou que o tempo de recuperação é imprevisível e certo é que falhará o GP das Américas a 30 de março, no qual será substituído pelo espanhol Augusto Fernandez, atualmente piloto de testes da Yamaha.
O piloto espanhol Augusto Fernandez substituirá Miguel Oliveira na Prima Pramac Yamaha no Grande Prémio das Américas, nos Estados Unidos, de 28 a 30 de março, terceira prova do Mundial de MotoGP.
O piloto português está a recuperar com uma lesão no ombro esquerdo na sequência de uma queda provocada pelo espanhol Fermin Aldeguer (Ducati), na corrida sprint do GP da Argentina, no sábado.
Miguel Oliveira foi visto num hospital local e os exames despistaram eventuais fraturas, mas devido à forte contusão e um enorme hematoma, a equipa entendeu que o melhor seria regressar a Portugal. Agora, de acordo com a equipa, estará ausente da próxima corrida, a terceira do campeonato.
«Depois de regressar a casa, fiz uma ressonância magnética que detetou o deslocamento da articulação esternoclavicular com rutura de ligamentos», revelou o piloto de 30 anos. Tendo discutido com a equipa quais as opções para uma recuperação mais rápida, «foi decidido manter o braço imobilizado por algum tempo».
A corrida seguinte está agendada apenas para dia 13 de abril, no Qatar, e não é ainda certo que o Falcão esteja de volta. «O tempo de recuperação é imprevisível porque temos de esperar pela resposta do corpo. Vamos avaliando a cada semana o ponto da situação», sublinhou o piloto assumindo, no entanto, que está «a trabalhar no regresso às pistas o mais rapidamente possível», embora o objetivo principal seja «regressar 100 por cento recuperado».
Nos próximos dias, o piloto vai ser submetido a mais exames para monitorizar a sua evolução, lê-se no comunicado. O diretor desportivo da equipa, o italiano Gino Borsoi, confessou lamentar «muito a lesão sofrida pelo Miguel Oliveira, até porque aconteceu numa altura da temporada em que ele ganhava cada vez mais confiança com a Yamaha».