26 dezembro 2023, 10:51
Mutu despedido do Neftci Baku durante o funeral da mãe
Adrian Mutu foi despedido quando ocupava o terceiro lugar do campeonato do Azerbaijão.
Polémico Adrian Mutu entrou em colisão com José Mourinho, aquando da primeira passagem do português pelo Chelsea, e foi despedido do clube inglês
Se acompanhou o início da carreira de José Mourinho na Premier League, ao serviço do Chelsea, em 2004/05, certamente lembrar-se-á de Adrian Mutu, na altura visto como um dos grandes talentos do futebol europeu. Depois de ter brilhado no Parma, com 22 golos e 14 assistências em 36 jogos em 2002/03, os londrinos, então já detidos por Roman Abramovich, investiram cerca de 24,5 milhões de euros no antigo internacional romeno, hoje com 46 anos. Depois de uma primeira temporada com 10 golos para amostra, que lhe valeram até a nomeação para os 23 concorrentes à Bola de Ouro, começaram os casos disciplinares, nomeadamente devido à adição à cocaína.
Numa grande entrevista ao The Telegraph, o ex-avançado lembrou os problemas extra futebol que acabaram por condená-lo a uma carreira longe daquilo que lhe auguravam então.
«Snifar cocaína quando estive no Chelsea foi a pior decisão que podia ter tomado na minha carreira. Estava sozinho em Inglaterra e triste, mas nem a depressão por que passei podia justificar as minhas ações. O Chelsea, como era óbvio, teve zero tolerância com o meu problema com as drogas. Cometi um erro, desviei-me do caminho certo e paguei por isso. Cheguei ao Chelsea numa altura turbulenta da minha vida, não estava preparado para dar aquele passo e acabei por me emaranhar num sem fim de mentiras e desculpas. Estava sozinho e era muito novo, mas acredito que, naquela altura, era um dos melhores futebolistas do Mundo. Se não fosse a cocaína, podia ter ganhado a Bola de Ouro facilmente, mas as más decisões que tomei desviaram-me desse caminho e, hoje, tento não me culpar muito por isso», explicou Mutu, que fez 77 jogos pela seleção A da Roménia, apontando 35 golos.
No verão de 2004, a chegada de José Mourinho a Stamford Bridge acabou com as esperanças de Mutu em vingar em absoluto no Chelsea, depois de rapidamente o português ter percebido o estilo de vida boémio do jogador. A relação entre os dois azedou para um ponto sem retorno quando Mutu, dias após ter alegado problemas num joelho para não jogar pelo Chelsea, recuperou 'miraculosamente' para jogar pela Roménia numa partida de apuramento para o Mundial 2006, frente à Chéquia. No regresso a Londres, foi multado em 120 mil libras.
Nessa mesma altura, Mutu testou positivo para cocaína num controlo antidoping feito pelo próprio clube e foi despedido pelos blues, enfrentando ainda uma suspensão do futebol de sete meses, até final dessa época e, mais tarde, em 2009, foi condenado pelo TAS ao pagamento de 17,2 milhões de euros por incumprimento de contrato.
26 dezembro 2023, 10:51
Adrian Mutu foi despedido quando ocupava o terceiro lugar do campeonato do Azerbaijão.
Depois de sair do Chelsea, o romeno defendeu ainda as cores de Juventus, Fiorentina, Cesena, Ajaccio, Petrolul, Pune City e Targu Mures, clube romeno no qual terminou a carreira em 2016.
Ainda não a largou, pelos vistos...