McLaren diz que objetivo sempre foi o Mundial de Construtores
Andrea Stella, chefe de equipa da McLaren
Foto: IMAGO

McLaren diz que objetivo sempre foi o Mundial de Construtores

FÓRMULA 105.11.202419:17

Andrea Stella, chefe de equipa da formação britânica, desvaloriza o resultado do Grande Prémio de São Paulo, que deixou o seu piloto Lando Norris praticamente fora da corrida ao título

A McLaren reafirma que o título mundial de pilotos nunca foi o principal objetivo por Lando Norris e que a equipa sempre esteve mais focada no campeonato de construtores.

Norris teve uma oportunidade privilegiada para reduzir a desvantagem pontual para Max Verstappen no Grande Prémio de São Paulo, ao arrancar da pole position e o neerlandês do 17.º lugar da grelha, mas após uma corrida conturbada à chuva o britânico terminou na sexta posição enquanto o tricampeão conquistou uma vitória memorável.

O chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, desvalorizou estes resultados, que deixaram Norris a 62 pontos de Verstappen, a três rondas do final da temporada. «Em termos de campeonato de construtores, não acho que o desfecho no Brasil mude alguma coisa. Sempre foi a nossa prioridade. Mesmo quando afirmámos publicamente que iríamos apoiar piloto [Norris] em detrimento de outro [Oscar Piastri], o título de pilotos sempre secundário em relação ao de construtores», esclareceu.

«Matematicamente ainda estamos na luta pelo campeonato [de pilotos] e iremos para as próximas corridas para tentar ganhá-las, quer pelo Lando como pelo Oscar [Piastri], mas só por isso», afirmou o engenheiro italiano, citado pelo Motorsport.com.

Enquanto Lando Norris viu Max Verstappen ficar à beira do quarto título mundial consecutivo, a McLaren conseguiu ampliar a vantagem no campeonato de construtores sobre a Ferrari em sete pontos, para 36 pontos.

«Os dois últimos Grandes Prémios devem ser muito bons para nós. Las Vegas será potencialmente uma pista mais para a Ferrari, mas veremos. Está tudo em jogo e o campeonato de construtores continua a ser a nossa prioridade», referiu ainda Stella.