Max Verstappen vence espetacular Grande Prémio de Espanha
Piloto da Red Bull conseguiu resistir à perseguição de Lando Norris, em McLaren, numa corrida marcada pela estratégia de pneus, mas com várias ultrapassagens espetaculares
Max Verstappen, em Red Bull, venceu o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, este domingo, impondo-se a Lando Norris, em McLaren, num duelo que apesar de ter sido à distância manteve a emoção sobre o ganhador da corrida praticamente até à bandeira de xadrez.
Verstappen, com a sua 61.ª vitória, aumenta a vantagem no Mundial de Pilotos, para 69 pontos sobre o segundo posicionado, que agora é Lando Norris, após superar Charles Leclerc.
Lewis Hamilton fechou o pódio, na terceira posição, à frente do seu companheiro de equipa na Mercedes, George Russell. A seguir classificaram-se os dois Ferrari, de Charles Leclerc e Carlos Sainz, discretos nesta prova.
George Russell faz excelente arranque e passa de quarto para a liderança. Britânico da Mercedes aproveita muito bem o facto de Max Verstappen ter lutado pela posição com Lando Norris. Verstappen também ganhou o lugar de Norris, pole position, na primeira curva, e ascendeu ao segundo lugar, e desde logo começou a pressionar o líder. E o neerlandês não demorou a tomar o comando da corrida, ultrapassando Russell no final da segunda volta, com DRS ativado.
À volta 11, Max Verstappen já abria quase 3 segundos para George Russell, mas atrás do britânico, Norris, Hamilton, Sainz e Leclerc estavam separados por menos de um segundo.
Lando Norris começa a pressionar George Russell e por sua vez Carlos Sainz aproxima-se mais de Hamilton.
À volta 15, Verstappen continua a ganhar tempo a Russell, que já ascende a 4 segundos, e o piloto da Mercedes entra na box para trocar pneus. Carlos Sainz também para. O espanhol sai colado ao britânico. Mas é Hamilton que se chega ao piloto da Ferrari e ultrapassa-o, com espetáculo, na curva 2.
À 23.ª volta, apenas Lando Norris e Charles Leclerc, o primeiro e o segundo classificados, ainda não pararam nas boxes, seguindo uma estratégia distinta. O australiano fá-lo apenas uma volta depois. Charles Leclerc também troca de pneus e Verstappen volta à liderança à 25.ª volta, com 5,4 segundos de vantagem sobre George Russell.
No início da volta 27, Norris ultrapassa Sainz e sobe à quarta posição. Cinco voltas depois, o britânico faz a primeira tentativa de ultrapassagem a Hamilton e supera o compatriota na volta seguinte, subindo à terceira posição, no encalço de Russell.
Lando Norris sensacional, ultrapassa Russell, mas o piloto da Mercedes devolve-lhe a manobra logo a seguir. No entanto, o homem da McLaren leva a melhor e ascende à segunda posição, a 9 segundos da liderança.
No final da volta 42, Verstappen só tinha 5 segundos de vantagem sobre Norris, e uma diferença de seis voltas na utilização de pneus, os do McLaren do britânico mais recentes. Três voltas depois (45), Verstappen procede à segunda troca de pneus, montando macios. Norris também troca de pneus, três voltas após o neerlandês (48) e sai na segunda posição, à frente de Russell e a oito segundos do tricampeão.
Na luta pelo pódio, Hamilton ultrapassa Russell, numa luta interna da Mercedes, em mais uma ótima manobra das muitas nesta corrida.
A dez voltas do final da corrida, Verstappen mantinha 5 segundos de vantagem sobre Norris e a cinco voltas da bandeira de xadrez o britânico ainda permanecia a 4,3 segundos do neerlandês e começava a ser demasiado para o jovem piloto da McLaren. Verstappen tinha a corrida controlada e venceu.