Max Verstappen consegue primeira 'pole' da carreira na Arábia Saudita
Max Verstappen conseguiu a volta mais rápida da história do circuito em qualificação (IMAGO/Motorsport Images)

Max Verstappen consegue primeira 'pole' da carreira na Arábia Saudita

FÓRMULA 108.03.202418:40

Neerlandês registou volta mais rápida de sempre no circuito de Jeddah, no que toca a fases de qualificação; Leclerc foi segundo e Pérez terceiro

Max Verstappen conquistou esta sexta-feira a pole para a corrida principal do Grande Prémio de Fórmula 1 da Arábia Saudita, com o tempo de 1.27,472 minutos. É a primeira vez que o neerlandês consegue este feito no circuito de Jeddah.

«Foi um dia muito bom, melhoramos o carro durante um dia para o outro e deu-me confiança para atacar as curvas de alta velocidade e neste circuito é muito importante ter confiança. Diverti-me imenso e o carro estava muito bom», referiu o piloto da Red Bull em flash-interview.

O tempo do tricampeão mundial é o tempo mais rápido registado nesta pista, no que toca a fases de qualificação, que entrou no calendário em 2021. Charles Leclerc (Ferrari) voltou a ficar-se pelo segundo lugar (+0,319 segundos), ao passo que Sergio Pérez, detentor das últimas duas poles neste GP, ocupou a terceira posição (+0,335 segundos).

Fernando Alonso (Aston Martin) ficou à porta do pódio, com Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren, no 5.º e 6.º lugares. Seguiu-se o par da Mercedes, com George Russell a bater novamente Lewis Hamilton na classificação. Yuki Tsunoda (RB) surpreendeu ao conseguir o 9.º lugar e Lance Stroll completou o 'top-10'.

Oliver Bearman, com apenas 18 anos, entrou na manhã de sexta-feira para o lugar de Carlos Sainz - ficou de fora devido a uma apendicite -, conseguiu chegar ao segundo qualificador (Q2) e esteve apenas a 0,064 segundos de entrar no Q3.

Tal como aconteceu no Grande Prémio do Bahrein, foram eliminados os mesmos cinco pilotos na Arábia Saudita. De 16.º para 20.º: Valtteri Bottas (Kick Sauber), Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly (Alpine), Logan Sargeant (Williams) e Zhou Guanyu (Kick Sauber), que não conseguiu completar uma volta de qualificação, depois do acidente que danificou o carro no final da terceira sessão de treinos livres.

Houve ainda outra bandeira vermelho no Q2, desta vez devido ao Haas de Nico Hulkenberg. O alemão perdeu a potência do motor no início do Q2 o que motivou interrupção da sessão (10:58 minutos restantes). O germânico colocou o carro na escapatória entre as curvas 7 e 8, no setor 1, de forma a não atrasar a sessão em muito tempo. Desta forma foi 15.º e seguiram-se Daniel Ricciardo (RB), Kevin Magnussen (Haas), Alexander Albon (Williams) e Oliver Bearman (Ferrari).