8 março 2024, 14:30
Vídeo: Zhou Guanyu tem acidente e causa bandeira vermelha na Arábia Saudita
Piloto chinês perdeu controlo numa curva do setor um do circuito de Jeddah Corniche
Neerlandês registou volta mais rápida de sempre no circuito de Jeddah, no que toca a fases de qualificação; Leclerc foi segundo e Pérez terceiro
Max Verstappen conquistou esta sexta-feira a pole para a corrida principal do Grande Prémio de Fórmula 1 da Arábia Saudita, com o tempo de 1.27,472 minutos. É a primeira vez que o neerlandês consegue este feito no circuito de Jeddah.
«Foi um dia muito bom, melhoramos o carro durante um dia para o outro e deu-me confiança para atacar as curvas de alta velocidade e neste circuito é muito importante ter confiança. Diverti-me imenso e o carro estava muito bom», referiu o piloto da Red Bull em flash-interview.
O tempo do tricampeão mundial é o tempo mais rápido registado nesta pista, no que toca a fases de qualificação, que entrou no calendário em 2021. Charles Leclerc (Ferrari) voltou a ficar-se pelo segundo lugar (+0,319 segundos), ao passo que Sergio Pérez, detentor das últimas duas poles neste GP, ocupou a terceira posição (+0,335 segundos).
Fernando Alonso (Aston Martin) ficou à porta do pódio, com Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren, no 5.º e 6.º lugares. Seguiu-se o par da Mercedes, com George Russell a bater novamente Lewis Hamilton na classificação. Yuki Tsunoda (RB) surpreendeu ao conseguir o 9.º lugar e Lance Stroll completou o 'top-10'.
Oliver Bearman, com apenas 18 anos, entrou na manhã de sexta-feira para o lugar de Carlos Sainz - ficou de fora devido a uma apendicite -, conseguiu chegar ao segundo qualificador (Q2) e esteve apenas a 0,064 segundos de entrar no Q3.
Tal como aconteceu no Grande Prémio do Bahrein, foram eliminados os mesmos cinco pilotos na Arábia Saudita. De 16.º para 20.º: Valtteri Bottas (Kick Sauber), Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly (Alpine), Logan Sargeant (Williams) e Zhou Guanyu (Kick Sauber), que não conseguiu completar uma volta de qualificação, depois do acidente que danificou o carro no final da terceira sessão de treinos livres.
8 março 2024, 14:30
Piloto chinês perdeu controlo numa curva do setor um do circuito de Jeddah Corniche
Houve ainda outra bandeira vermelho no Q2, desta vez devido ao Haas de Nico Hulkenberg. O alemão perdeu a potência do motor no início do Q2 o que motivou interrupção da sessão (10:58 minutos restantes). O germânico colocou o carro na escapatória entre as curvas 7 e 8, no setor 1, de forma a não atrasar a sessão em muito tempo. Desta forma foi 15.º e seguiram-se Daniel Ricciardo (RB), Kevin Magnussen (Haas), Alexander Albon (Williams) e Oliver Bearman (Ferrari).