Fórmula 1 Leclerc e Ferrari vencem 'Shootout'!
Charles Leclerc, em Ferrari, venceu o «Shootout» que definiu a grelha de partida para a primeira corrida de Sprint da temporada no Mundial de Fórmula 1, a realizar esta tarde, às 14.30 horas, com 17 voltas (30 m e 100 km, aproximadamente)! Ontem, na sessão de qualificação para o grande prémio em Baku, monegasco 1.º com 1.40,203 m.
No Azerbaijão, manhã diferente na Fórmula 1, com equipas e pilotos sem possibilidade de realizarem qualquer treino para prepararem a primeira qualificação rápida na história da categoria (chamam-lhe Shootout, tem apenas 30 minutos de duração e divide-se em três segmentos, com utilização obrigatória de pneus médios novos tanto na Q1 como na Q2 e macios, também novos, na Q3), para arrumarem a grelha de partida para o Sprint.
E os problemas registaram-se quase imediatamente, com Q1 a acabar de forma precoce, a menos de 1 m da bandeira de xadrez, depois de Logan Sargeant, da Williams, 11.º na sessão, a colidir com o muro no exterior da curva 15 da pista com 6,003 km e a destruir o monolugar, o que impediu a participação do «rookie» norte-americano na Q2.
Sargeant não participou na Q2 e Norris, que conseguiu apurar-se em 10.º, não dispôs da possibilidade de lutar, na Q3, por posição na grelha de partida para o Sprint, por falta de pneus macios novos. Esta sessão decidiu-se na primeira volta, com Charles Leclerc, da Ferrari, a repetir o resultado da véspera («pole position» para o evento principal do fim de semana, o grande prémio de amanhã às 12 horas) e a realizar a volta mais veloz, com 1.41,697 m. Na segunda volta, o monegasco bateu no muro no exterior da curva 15, mas nenhum adversário conseguiu suplantá-lo! O mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, foi o 2.º mais rápido, a 0,147 s!
Resultados do Shootout e grelha de partida para o Sprint
Classificação na Q3 (8 m, pneus macios)
1.º Charles Leclerc, Ferrari
2.º Sergio Pérez, Red Bull-RBPT
3.º Max Verstappen, Red Bull-RBPT
4.º George Russell, Mercedes
5.º Carlos Sainz, Ferrari
6.º Lewis Hamilton, Mercedes
7.º Alexander Albon, Williams-Mercedes
8.º Fernando Alonso, Aston Martin-Mercedes
9.º Lance Stroll, Aston Martin-Mercedes
10.º Lando Norris, McLaren-Mercedes
Eliminados na Q2 (10 m, pneus médios)
11.º Oscar Piastri, McLaren-Mercedes
12.º Nico Hulkenberg, Haas-Ferrari
13.º Esteban Ocon, Alpine-Renault
14.º Kevin Magnussen, Haas-Ferrari
15.º Logan Sargeant, Williams-Mercedes
Eliminados na Q1 (12 m, pneus médios)
16.º Zhou Guanyu, Alfa Romeo-Ferrari
17.º Valtteri Bottas, Alfa Romeo-Ferrari
18.º Yuki Tsunoda, AlphaTauri-RBPT
19.º Pierre Gasly, Alpine-Renault
20.º Nyck de Vries, AlphaTauri-RBPT