Inédita corrida sprint para pilotos 'rookies' adiada para 2025
Competição curta com dez pilotos estreantes deveria realizar-se em 10 de dezembro, nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi
Os planos da Fórmula 1 para uma inédita corrida de sprint para pilotos estreantes (rookies), a integrar nos teste pós-temporada em Abu Dhabi, em dezembro, foram suspensos por razões logísticas, mas não serão abandonados, podendo ser revistos em 2025.
O conceito de realizar uma corrida curta com dez carros no dia 10 de dezembro, após o fim de semana do Grande Prémio de Abu Dhabi, ronda de encerramento da temporada de 2024, parecia pronto para aprovação, com todas as principais partes interessadas a favor da ideia de proporcionar aos rookies uma maior rodagem (experiência) nos monolugares.
Os planos foram mais detalhados e depois discutidos durante a reunião da Comissão de F1 de quarta-feira, mas o consenso foi que a F1 e a FIA enfrentariam questões de logística demasiado complexas para serem resolvidas em dois meses.
Assim, foi acordado rever os planos para o teste pós-época de 2025, com mais tempo para concretizar adequadamente o conceito e o aspeto organizacional. «Foi discutido o conceito de uma corrida de estreantes a ser adicionada ao calendário de testes pós-temporada de 2024 em Abu Dhabi», refere-se comunicado sobre a recente reunião da comissão.
«Embora o conceito tenha recebido um amplo apoio, foi determinado que, devido ao calendário e às restrições organizacionais, o evento não se realizaria em 2024, e as discussões continuarão para formular um conceito e um plano potencial para 2025», pode ler-se na mesma nota.
O esboço do plano para a terça-feira após o GP do Abu Dhabi era de uma curta sessão de qualificação seguida de corrida de sprint envolvendo dez pilotos estreantes.