GP de Espanha: Oliveira cai, fica em 19.º e falha acesso direto à segunda fase de qualificação
Francesco Bagnaia foi o líder dos segundos treinos livres, com novo recorde no traçado
Miguel Oliveira, em Aprilia, falhou apuramento direto para a segunda fase de qualificação do Grande Prémio de Espanha de Moto GP, a Q2. O piloto terminou a segunda sessão de treinos livres (TL2) em 19.º, ficando a 1,317 segundo de Francesco Bagnaia (Ducati), líder do TL2.
Raul Fernandez, colega de equipa do português na Trackhouse Racing, terminou em 17.º e os dois pilotos da equipa tiveram dois acidentes na curva 13 do circuito de Jerez Ángel Nieto. Primeiro foi o espanhol, que regressou com uma das motas de Oliveira, e depois foi a vez do luso, que também teve aparatosa queda, porém, sem danos.
O bicampeão mundial em título, Pecco Bagnaia, terminou no 1.º posto com novo recorde no traçado, batendo Maverick Viñales, em Aprilia (+0,100 s) e Marc Márquez, na Ducati da Gresini (+ 0,143 s).
A completar o 'top-10', posições que dão acesso direto à segunda fase de qualificação (Q2), por ordem, surgem Marco Bezzecchi (VR46), Jorge Martín (Prima Pramac), Pedro Acosta (GASGAS Tech3), Aleix Espargaró (Aprilia), Enea Bastianini (Ducati), Fabio Di Giannantonio (VR46) e Álex Márquez (Gresini).