GP de Espanha: Lando Norris 'voa' para 'pole' em Barcelona
Britânico da McLaren 'roubou' lugar a Max Verstappen na última chance da qualificação; Neerlandês parte em segundo e Lewis Hamilton em 3.º
Que volta de Lando Norris! O piloto da McLaren conquistou este sábado a segunda pole da carreira, no Grande Prémio de Espanha, disputado no circuito Barcelona-Catalunha.
O britânico de 24 anos roubou a pole a Max Verstappen, já depois do tricampeão mundial ter melhorado o tempo que lhe tinha dado pole provisória. Contudo, o piloto de 24 anos deu tudo na última chance da Q3 e percorreu o perímetro em 1.11,383 minutos, batendo o neerlandês, em 2.º, por apenas 0,020 segundos, garantindo que vai partir da frente da grelha na corrida de domingo.
Quem voltou a mostrar bons indicadores foi a Mercedes. Lewis Hamilton vai partir em 3.º, com o colega de equipa da Mercedes, logo atrás, em 4.º. Sentimento diferente do que se verificou nas garagens da Ferrari, uma vez que os pilotos da Scuderia foram batidos pelos construtores rivais e com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz.
A Alpine, já com Flavio Briatore como conselheiro da equipa, confirmou as boas sessões de treinos livres ao conseguir ter dois carros dentro do 'top-10', sendo que Pierre Gasly, em 7.º, foi ligeiramente mais rápido do que Esteban Ocon (9.º).
Sergio Pérez não deslumbrou, mas não desapontou, uma vez que conseguiu o oitavo posto, batendo o McLaren de Oscar Piastri (10.º), depois de o australiano ter visto as duas voltas que fez na Q3 serem anuladas por ultrapassar os limites de pista.
Refira-se que Sergio Pérez terá de cumprir penalidade de três posições, por infrações causadas no Grande Prémio do Canadá, sendo assim relegado para 11.º.
Classificação geral:
Grelha de partida:
(notícia atualizada às 19.44 horas, com grelha de partida e penalização de Sergio Pérez)