Automobilismo Fórmula E: Félix da Costa na primeira linha da grelha de partida em São Paulo
Português da Porsche protagonizou a melhor qualificação da temporada, mas perdeu 'pole position' para o campeão em título, Stoffel Vandoorne, belga da DS Penske, por 0,063 s. Corrida é às 17 horas
António Félix da Costa realizou a melhor qualificação na temporada 9 do Mundial de Fórmula E. O piloto do Porsche 9XX Electric número 13 garantiu a 2.ª posição na grelha de partida para a ronda 6 da época, a realizar esta tarde (17 horas em Portugal Continental): 31 voltas ao circuito com 2,933 km e 11 curvas no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, na estreia da metrópole com 13 milhões de habitantes e do Brasil no calendário do campeonato de monolugares elétricos.
Félix da Costa está no Brasil com o objetivo de repetir o resultado da ronda 4 do Mundial – vitória na Cidade do Cabo, na África do Sul, após recuperação notável e mão cheia de ultrapassagens incríveis (arrancou de 11.º) –, que o catapultou para a 4.ª posição no Mundial, atrás de três pilotos protagonistas de qualificações modestas em São Paulo: Pascal Wehrlein (Porsche), Jake Dennis (Andretti) e Jean-Éric Vergne (DS).
Em São Paulo, o português de 31 anos, a viver momento de forma ótimo, atingiu a segunda fase da qualificação pela primeira vez em 2023, terminando o Grupo B em 3.º. Depois, nas eliminatórias, venceu Maximilian Günther (Maserati) nos quartos de final e Mitch Evans (Jaguar) nas meias-finais. Na final, contra o campeão de 2022 e o piloto que o substituiu na DS, depois do anúncio da mudança para a Porsche, António falhou a 9.ª «pole» na Fórmula E por 0,063 s. Curiosamente, o belga igualou-o na lista de recordes do campeonato, pois arranca pela 8.ª vez da 1.ª posição da grelha de partida em 61 ePrix no Mundial.
Grelha de partida provisória:
1.º Stoffel Vandoorne (DS Penske)
2.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA (Porsche)
3.º Mitch Evans (Jaguar)
4.º Edoardo Mortara (Maserati)
5.º Nick Cassidy (Envision Racing)
6.º Jake Hughes (McLaren)
7.º Jean-Éric Vergne (DS Penske)
8.º Norman Nato (Nissan)
9.º Maximilian Günther (Maserati)
10.º Sam Bird (Jaguar)
11.º René Rast (McLaren)
12.º Sébastien Buemi (Envision Racing)
13.º Nico Muller (ABT Cupra)
14.º Jake Dennis (Andretti)
15.º Sacha Fenestraz (Nissan)
16.º Sérgio Sette Câmara (NIO)
17.º Dan Ticktum (NIO)
18.º Pascal Wehrlein (Porsche)
19.º Robin Frijns (ABT Cupra)
20.º Oliver Rowland (Mahindra)
21.º André Lotterer (Andretti)
22.º Lucas di Grassi (Mahindra)