Automobilismo Fórmula E em Portland: António Félix da Costa no pódio
A ronda 12 do Mundial de Fórmula E, com a estreia do circuito permanente de Portland, no Oregon, Estados Unidos, no mapa do campeonato, antecipava-se caótica, excitante e muito problemática para equipas e pilotos, sobretudo no campo de gestão da energia nas baterias. E esta expetativa confirmou-se. Que corrida! Em 32 voltas, mais de duas mãos (bem) cheias de mudanças de comandante, 403 ultrapassagens (!) e primeiros 17 pilotos separados apenas por 7 s! Venceu Nick Cassidy, da Envisin, à frente de Jake Dennis, da Andretti, e António Félix da Costa, da Porsche.
O desporto automóvel tem muitos fãs em Portland, o que explica as bancadas lotadas na International Raceway da cidade norte-americana, com a maioria dos adeptos seduzidos por campeonato que desconheciam. Os monolugares da Fórmula E, elétricos, não são os do IndyCar, campeonato que visita, anualmente, este circuito… Mas, também para eles, expetativas confirmadas, com corrida eletrizante, sobretudo na ponta final, (muito) mais rápida que a fase inicial, devido à necessidade de poupar energia.
António Félix da Costa arrancou de sétimo e posicionou-se, muito rapidamente, entre os homens da frente, passando pela liderança, pela primeira vez, na volta 22. Na 29, atacou - «fi-lo demasiado cedo», lamentou –, mas acabou por ter de levantar o pé do acelerador para completar o ePrix, o que permitiu as ultrapassagens de Cassidy e Dennis, pilotos na luta pelo título que o português venceu na Época 6 da Fórmula E.
«Estou feliz com este pódio. Executei o que preparámos para a corrida, mas eles tinham plano melhor, mais inteligente. Mantenho tudo o que disse antes de Portland. Não estou na luta pelo campeonato e, até ao final da temporada, a minha prioridade é apoiar o meu parceiro de equipa, Pascal Wehrlein, e contribuir para a vitória da Porsche no Mundial», disse Félix da Costa, salvaguardando, no entanto, que este papel não impõe a renúncia à luta pelos primeiros lugares. «Claro que não. Podendo ganhar, ganho», concluiu.
Em Portland, cidade que fica inscrita no livro dos recordes da Fórmula E (velocidade de ponta e velocidade média por volta mais elevadas na história desta categoria, com 276,6 km/h e 162,8 km/h, respetivamente), António manteve a sexta posição no campeonato e somou o terceiro pódio da temporada – e o 19.º de carreira com 108 ePrix, 8 vitórias e o título de 2019-2020.
No Mundial, Pascal Wehrlein chegou a Portland no topo da classificação, mas perdeu-o para o inglês Jake Dennis na qualificação (a pole position valeu-lhe 3 pontos!). No final de corrida, comandante novo, com Nick Cassidy de regresso à primeira posição perdida para o alemão da Porsche após as duas corridas realizadas em Jacarta, como rondas 10 e 11 do campeonato de 2022-2023!
Classificações
1.º Nick Cassidy, ENIOnvision, 32 voltas
2.º Jake Dennis, Andretti, +0,204 s
3.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, +1,140 s
4.º Mitch Evans, Jaguar, +1,758 s
5.º Sébastien Buemi, Envision, +2,220 s
6.º Maximilian Günther, Maserati, +2,307 s
7.º Lucas di Grassi, Mahindra, +2,982 s
8.º Pascal Wehrlein, Porsche, +3,684 s
9.º Norman Nato, Nissan, +3,961 s
10.º Robin Frijns, ABT Cupra, +4,300 s
11.º Jean-Éric Vergne, DS Penske, +4,718 s
12.º Stoffel Vandoorne, DS Penske, +4,982 s
13.º Dan Ticktum, NIO, +5,470 s
14.º René Rast, McLaren, +6,115 s
15.º Sacha Fenestraz, Nissan, +6,699 s
16.º Sérgio Sette Câmara, +7,167 s
17.º Sam Bird, Jaguar, +7,638 s
18.º Jake Hughes, McLaren, +12,977 s
19.º André Lotterer, Andretti, +16,051 s
Abandonos
Edoardo Mortara, Maserati
Nico Müller, ABT Cupra
Roberto Mehri, Mahindra
Volta mais rápida: Mitch Evans, da Jaguar, com 1.11,216 m na volta 27
Próximo ePrix: Roma 1 e Roma 2, respetivamente, a 15 de 16 de junho
Mundial de Pilotos
1.º Jake Dennis, 154 pontos
2.º Nick Cassidy, 153 pontos
3.º Pascal Wehrlein, 138 pontos
4.º Mitch Evans, 122 pontos
5.º Jean-Éric Vergne, 97 pontos
6.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 93 pontos
7.º Maximilian Günther, 78 pontos
8.º Sébastien Buemi, 72 pontos
9.º Sam Bird, 62 pontos
10.º Jake Hughes, 46 pontos
11.º Stoffel Vandoorne, 42 pontos
12.º René Rast, 40 pontos
13.º Sacha Fenestraz, 31 pontos
14.º Lucas di Grassi, 24 pontos
15.º André Lotterer, 23 pontos
16.º Norman Nato, 23 pontos
17.º Dan Ticktum, 18 pontos
18.º Edoardo Mortara, 17 pontos
19.º Sérgio Sette Câmara, 10 pontos
20.º Oliver Rowland, 9 pontos
21.º Robin Frijns, 6 pontos
22.º Nico Müller, 2 pontos
23.º Kelvin Van Der Linde, 0 pontos
24.º David Beckmann, 0 pontos
25.º Roberto Mehri, 0 pontos
Mundial de Equipas
1.ª Porsche, 231 pontos
2.º Envision, 225 pontos
3.º Jaguar, 184 pontos
4.º Andretti, 177 pontos
5.º DS Penske, 139 pontos
6.º Maserati, 95 pontos
7.º McLaren, 86 pontos
8.º Nissan, 54 pontos
9.º Mahindra, 33 pontos
10.º NIO, 28 pontos
11.º ABT Cupra, 8 pontos