Automobilismo Fórmula E em Londres: Cassidy herda ‘pole’ de Evans

AUTOMOBILISMO29.07.202315:33

António Félix da Costa (Porsche) oitavo no Grupo A da sessão e 17.º na grelha de partida

Mitch Evans, em Jaguar I-Type 6 , ganhou a sessão de qualificação para a penúltima ronda do Mundial de Fórmula E, com 1.10,578 m na volta aos 2,086 km do circuito montando no ExCeL de Londres, impondo-se a Nick Cassidy, num I-Type 6 da Envision, por 0,026 s! No entanto, no frente a frente entre neozelandeses no final da sessão que determinou a grelha de partida para a 15.ª corrida da temporada, ePrix com 36 voltas marcado para as 17.04 horas, vantagem do segundo, que herdou a ‘pole position’ do primeiro, que trazia penalização de Roma (perda de cinco lugares na grelha de partida), devido a colisão com… Nick Cassidy.

Para Evans, que somou três pontos importantes para continuar a acreditar no título (faltando apenas duas corridas para o final da temporada, é terceiro no campeonato, com menos 41 pontos que Jake Dennis, da Andretti, e 17 que Cassidy), terceira ‘pole’ na Época 9 do campeonato de monolugares elétricos e sexta da carreira na categoria. A penalização posiciona-o em sexto no arranque. Já o comandante do campeonato, mesmo derrotado pelo neozelandês da Jaguar na meia-final do programa, encontra-se em segundo na grelha de partida e pode sagrar-se campeão já esta tarde, se soma mais seis pontos que o neozelandês da Envision.

António Félix da Costa, no 9XX Electric da Porsche, é sétimo classificado no Mundial de Pilotos, mas continua na luta pelo título coletivo… A Envision tem apenas mais 14 pontos que a equipa alemã, mas ganhou vantagem importante na qualificação, ao colocar os dois monolugares no 'top-3'. Mesmo assim, por ainda existirem muitos pontos em jogo, o português e o parceiro, o alemão Pascal Wehrlein (sétimo na sessão), não renunciam ao ‘combate’ num circuito com características especiais (semicoberto, superfícies diferentes, apenas três pontos de ultrapassagem - nas quatro corridas no ExCeL, todos os vencedores estiveram no 'top-3 da qualificação).

O ePrix de Londres, com as corridas 15 e 16 da temporada, coloca o ponto final na Época 9 da Fórmula E, campeonato que ganhou o estatuto de Mundial no sétimo ano, que o português cumpriu como campeão em título. Amanhã, formato igual ao de hoje, com grelha de partida ‘arrumada’ numa qualificação a realizar algumas horas antes das 36 voltas ao circuito no ExCeL..

Grelha de partida para o ePrix 15 da Época 9:

1.º Nick Cassidy, Envision

2.º Jake Dennis, Andretti

3.º Sébastien Buemi, Envision

4.º Dan Ticktum, NIO

5.º René Rast, McLaren

6.º Mitch Evans, Jaguar

7.º Pascal Wehrlein, Porsche

8.º Stoffel Vandoorne, DS

9.º Sam Bird, Jaguar

10.º Norman Nato, Nissan

11.º Edoardo Morata, Maserati

12.º Nico Muller, ABT Cupra

13.º Jean-Éric Vergne, DS

14.º Maximilian Gunther, Maserati

15.º André Lotterer, Andretti

16.º Sacha Fenestraz, Nissan

17.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Porsche

18.º Jake Hughes, McLaren

19.º Sérgio Sette Câmara, NIO

20.º Lucas di Grassi, Mahindra

21.º Robin Frijns, ABT Cupra

22.º Roberto Mehri, Mahindra