Automobilismo Ford regressa a Le Mans em 2024

AUTOMOBILISMO13.06.202323:24

A Ford, no Circuito de la Sarthe, durante o fim de semana do centenário de Le Mans, confirmou o regresso às 24 Horas no próximo ano, na categoria LMGT3 (sucede à LMGTE Am no WEC e à GTD no IMSA). O programa que os norte-americanos desenvolveram em colaboração com a Multimatic não pressupõe o envolvimento direto da marca da oval azul, mas só o fornecimento de equipas-cliente, nomeadamente da alemã Proton Competition, que reserveou os dois primeiros exemplares do excitante Mustang GT3 nas imagens!

A Ford, recorde-se, mantém uma relação histórica, longa e icónica com Le Mans, facto muito sublinhado durante aa edição 91 das 24 Horas, multiplicando-se as recordações da primeira vitória da marca da oval azul em la Sarthe, em 1966, triunfo que representou o fim de um ciclo de seis vitórias consecutivas da Ferrari. Depois, os italianos tiveram de esperar 58 anos para comemorar outro sucesso na corrida de resistência mais mediática e popular do desporto automóvel, o que aconteceu apenas no domingo, dia 11, com o 499P!

Os norte-americanos, com o GT ganharam quatro edições consecutivas de Le Mans (1966, 1967, 1968 e 1969) e, em 2016, para celebrarem os 50 anos do histórico primeiro, segundo e terceiro lugares na clássica francesa, regressaram a la Sarthe, com geração nova do GT, que competiu em LMGTE Pro, com o apoio da equipa Chip Ganassi Racing, e ganhou! Em 2024, regresso à ação com máquina baseada na geração 7 do Mustang, o desportivo mais bem-sucedido comercialmente da Ford, com variante moderna do motor V8 5.4 Coyote.

A Ford, oficialmente, envolver-se-á apenas no IMSA realizado na América do Norte, encontrando-a a estreia em competição marcada para janeiro de 2024, inscrevendo dois Mustang GT3, com a Multimatic, na categoria GTD Pro, no arranque do campeonato norte-americano de resistência, cumprido sempre nas 24 Horas de Daytona, na Florida. Entre as rivais da empresa de Dearborn, Detroit, a vizinha General Motors (GM), que anunciou o fim do programa da Corvette Racing lodo depois da vitória do C8.R em Le Mans-2023, em LMGTE e, simultaneamente, reconfirmou a preparação de máquina nova (Corvette Z06 GT3.R) em parceria com a empresa de engenharia Pratt & Miller e dirigida, também, às equipas-cliente que pretendam competir tanto no WEC como no IMSA. Entre a interessadas, a… Pratt & Miller!