Automobilismo Fenestraz (Nissan): «pole» na Cidade do Cabo com a volta mais veloz de sempre na Fórmula E
Na qualificação para a ronda 5 do Mundial de 2023 Félix da Costa (Porshe) repete 13.ª posição de Hiderabade, corrida na Índia que terminou na 3.ª posição
António Félix da Costa (Porsche 99X Electric) qualificou-se na 13.ª posição para a ronda 5 do Mundial de Fórmula E, a realizar esta tarde (14h04), na Cidade do Cabo, África do Sul, que recebe o campeonato de monolugares elétricos pela primeira vez. Este resultado, teoricamente, não compromete a ambição do piloto português. Prova-o, por exemplo, o 3.º lugar em Hiderabade, na Índia, na corrida 4 desta Época 9, depois de arrancar de… 13.º!
Félix da Costa integrou o Grupo A da sessão e terminou-o na 7.ª posição, depois de liderá-lo na primeira metade. Ganhou-o Sacha Fenestraz. O francês da Nissan foi o protagonista da qualificação, vencendo Pascal Wehrlein (Porsche), Nick Cassidy (Envision) e Maximilian Günther (Maserati) nos «duelos» e, desta forma, garantindo a primeira «pole» na Fórmula E. O piloto de 23 anos natural de Annecy, tornou-se, igualmente, o proprietário da volta mais veloz na história da categoria, com 1.07,848 m nos 2,921 km do circuito citadino da Cidade do Cabo, à velocidade média de 154,987 km/h, registo que implodiu o recorde de 140,468 km/h que Félix da Costa mantinha desde Valência-2021. O francês somou, ainda, 3 pontos à conta pessoal no campeonato.
Esta manhã, qualificação marcada por acidente violento durante o Grupo B, sem consequências físicas para os pilotos: o Jaguar de Sam Bird despistou-se e a colidiu com o Maserati de Edoardo Mortara parado na pista, no exterior da curva 9, na zona mais rápida do circuito, após embate no muro! A demora na sinalização com bandeiras amarelas não permitiu que o britânico antecipasse o obstáculo e o choque foi inevitável. As equipas têm contrarrelógio pela frente para recuperarem os carros para o ePrix com 30 voltas marcado para o início da tarde (14h00).
Fora da corrida encontram-se os ABT Cupra de Nico Mueller e Kelvin van der Linde e os Mahindra de Lucas di Grassi e Oliver Rowland, por problema na suspensão traseira no M9Electro, o monolugar das duas equipas. No desporto automóvel, segurança sempre no topo das prioridades.