David Alonso torna-se o primeiro colombiano campeão do Mundo de Moto3

MOTO GP06.10.202412:43

Dez vitórias, 11 pódios e seis 'pole positions' valeram ao piloto da Aspar, de 18 anos, o título mundial quando faltam ainda quatro corridas para o fim da época

David Alonso (Aspar) tornou-se hoje no primeiro piloto colombiano a conquistar um título no Campeonato do Mundo de Velocidade ao vencer o Mundial de Moto3, após o triunfo na 16.º Grande Prémio da temporada, em Motegi, no Japão.

Alonso terminou a corrida com o tempo de 33.03,606 minutos, batendo o neerlandês Colin Veijer (Husqvarna) por 0,524, com o espanhol Adrian Fernandez (Leopard) em terceiro, a 0,766. O piloto colombiano venceu 10 das 16 corridas disputadas este ano, o segundo que leva no Mundial de Velocidade.

O jovem prodígio, de 18 anos, admitiu ter chorado na véspera da corrida e não escondeu a alegria despois do feito inédito que encheu a Colômbia de orgulho.

O piloto da equipa Aspar venceu a corrida da categoria das motas menos potentes do Campeonato do Mundo, o 10.º triunfo da temporada, e garantiu, desde já, a quatro rondas do final, o título. Esta época, Alonso conta com 11 pódios e ainda seis 'poles positions' e nunca esquecerá a primeira vitória, como conta num divertido vídeo em que revela que quase caiu com a garrafa de champanhe na mão.

O colombiano soma 321 pontos contra os 212 do espanhol Daniel Holgado.