Dakar: João Ferreira vence segunda etapa seguida e já pensa «dar alegria a Portugal»
Dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro (Can-Am), da classe SSV, conquistou a oitava etapa da competição e ascendeu ao segundo lugar da geral, a 7.41 minutos da liderança
O piloto João Ferreira e o seu navegador Filipe Palmeiro venceram esta segunda-feira a oitava etapa do Dakar na categoria de SSV, entre Al Duwadimi a Há’il, na Arábia Saudita, na distância de 458 quilómetros ao cronómetro.
Ferreira, aos comandos de um Can-Am, superiorizou-se francês Xavier de Soultrait (Polaris), segundo classificado a 3.43 minutos do português, e líder da geral da categoria SSV (veículo ligeiros derivados de série), e ao espanhol Gerrard Farrés (Can Am) em terceiro, a 7.07 minutos.
«Foi uma etapa de muitos nervos», afirmou João Ferreira no final da tirada, citado pela Lusa. O piloto leiriense manteve um aceso duelo com De Soultrait, mas após 433 quilómetros assumiu, definitivamente, o comando da etapa.
«Partimos com dois minutos à frente do Soultrait, mas logo nos primeiros quilómetros ele estava em cima de nós e tivemos de fazer pela vida. O Filipe [Palmeiro] fez uma navegação incrível e conseguimos recuperar o tempo perdido, vencer e com vantagem. Está tudo em aberto, faltam quatro finais e queremos muito dar uma alegria a Portugal», afirmou o jovem piloto, de 24 anos, que em parceria com Filipe Palmeiro conquistou o terceiro triunfo na edição de 2024 do Dakar, o segundo consecutivo e o quarto na carreira da dupla lusa.
Este sucesso permitiu a João Ferreira/Filipe Palmeiro ascenderem ao segundo lugar dos SSV, a 7.41 minutos da liderança, em que continua o duo francês Xavier de Soultrait/Martin Bonnet. A norte-americana Sara Price (Can Am), navegada pelo compatriota Jeremy Gray, é terceira da geral, a 12.32 minutos do topo.
Na classe Challenger, para os veículos ligeiros protótipos, Ricardo Porém (MMP) foi o oitavo classificado, com Mário Franco (Can Am) em 12.º. Na geral, Ricardo Porém é sexto e Mário Franco o 15.º.
Na terça-feira disputa-se a nona etapa, entre Há’il e Alula, com 417 quilómetros cronometrados.