António Félix da Costa perde a vitória em Misano!
Irregularidade na mola do amortecedor do acelerador levou à desqualificação
A FIA anunciou que António Félix da Costa, que havia ganho a etapa de Misano da Fórmula E, foi desqualificado da corrida e, por isso, perdeu o triunfo.
Esta desqualificação surge horas depois da épica vitória de Félix da Costa, que subiu da 13.ª para a primeira posição, e justifica-se devido à utilização de uma mola do amortecedor do acelerador que, explica a Federação Internacional de Automobilismo, é «irregular nesta geração de carros».
«A mola do amortecedor do acelerador montada no carro 13 não estava em conformidade com uma das três opções declaradas no catálogo de peças da 3.ª geração», começa por dizer o comunicado, que adiciona que «o Chefe de Equipa aceitou que a peça, tal como mostrada no Relatório Técnico, foi colocada no carro 13 e montada na presença do mecânico-chefe da equipa» e que «a peça referida faz parte das opções da 2.ª geração, mas não na 3.ª.»
Félix da Costa também já reagiu a esta decisão: «Esta peça foi utilizada durante toda a época passada e foi removida das opções sem qualquer notificação para as equipas... quantos carros haverá a usar esta mola?»
A Porsche já declarou que vai recorrer da decisão.