Três quilómetros para uma luta entre Tigres e Mochos
Os rivais da cidade de Espinho disputam a última vaga entre as equipas que vão disputar o título (Ac. Espinho)

Três quilómetros para uma luta entre Tigres e Mochos

VOLEIBOL07.12.202322:00

Sp. Espinho e Académica de Espinho lutam (à distância) pela última vaga na Série A

Benfica, Sporting, V. Guimarães, Leixões, Castêlo da Maia, Fonte do Bastardo, VC Viana. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete.

Normalmente, as decisões no voleibol não são feitas em distâncias. No máximo, no limiar de centímetros de uma bola que bate fora ou dentro. Mas aquilo que ainda falta decidir da 1.ª fase da Liga de voleibol vai ser decido em quilómetros: três quilómetros, mais concretamente.

Disputa-se nesta sexta-feira a última jornada da primeira fase de um campeonato e só resta descobrir quem fica com o oitavo lugar que assegura a última vaga para as equipas que seguem para a série que vai decidir o campeão nacional.

E só há duas equipas que a podem garantir. Duas equipas cujos pavilhões distam três quilómetros. O que até pode ser muito, tendo em conta que falamos do quarto concelho mais pequeno do país.

Falamos de Espinho, pois claro. A cidade do norte do distrito de Aveiro vai ser o epicentro de todas as decisões. Sp. Espinho, ou Académica de Espinho. Tigres, ou Mochos. Um deles vai ficar com a vaga que resta na Serie A, enquanto o outro vai batalhar pela permanência na Série B. E o melhor/pior é que as duas equipas vão jogar tão perto um do outro – os tais três quilómetros que separam os pavilhões de ambos – que até vão conseguir ouvir a festa/desilusão do rival. 

Em teoria, é o Sp. Espinho quem tem o melhor cenário, uma vez que parte na frente. Porém, os Tigres recebem o Leixões, atual quarto classificado.

Já os Mochos, que além de uma vitória, precisam de esperar pelo resultado do rival, jogam frente ao Oeiras, que está no penúltimo lugar, com apenas duas vitórias somadas ao fim de 12 jornadas.

De referir que na época passada, a Ac. Espinho disputou a Série A, depois de terminar a primeira fase no oitavo lugar, enquanto o Sp. Espinho foi relegado para a Série B, fruto do 10.º lugar.

As decisões jogam-se nesta sexta-feira, a partir das 16 horas.