Tiro - Maria Inês é a 32.ª atleta do Benfica nos Jogos: «Estou extremamente contente»
Fotografia SL Benfica

Tiro - Maria Inês é a 32.ª atleta do Benfica nos Jogos: «Estou extremamente contente»

MODALIDADES18.07.202423:43

Maria Inês Barros assinou pelo Benfica em dia de aniversário e a poucos de partir para os Jogos de Paris-2024 onde será a primeira portuguesa de sempre a cpmpetir em tiro com armas de caça, fosso olímpico

A seis dias de partir para França, onde irá competir nos Jogos de Paris-2024, e no dia em que celebrou o 23.º aniversário, a atiradora Maria Inês Barros deixou a Associação dos Caçadores do Vale do Tâmega para assinar com o Benfica.

Aquisição que faz com que as águias passem a contar com o máximo de 32 atletas no evento, 22 dos quais a integrar a Missão de Portugal e os restantes por outros países. Isto porque, entretanto, o defesa-central Nicolás Otamendi irá alinhar pela seleção de futebol argentina.

«É um grande orgulho representar o Benfica. Era uma coisa que já queria há algum tempo e que me deixa extremamente contente», referiu Maria Inês à comunicação do clube da Luz.

Note-se que na capital francesa será a primeira olímpica lusa em tiro com armas de caça, na variante de fosso olímpico, em que Armando Marques foi prata em Montreal-1976 apenas pela diferença de um prato face ao vencedor.

Especialidade em que Maria Inês se sagrou campeã europeia em Osijek (Croácia), em setembro de 2023, o que, automaticamente, lhe garantiu a qualificação para Paris-2024, ou melhor, assegurou uma vaga para Portugal. Mais nenhum português conseguiu apurar-se no tiro depois de em Tóquio-2020 João Paulo Azevedo ter marcado presença, igualmente, em trap, tendo terminado no 20.º lugar.

«É espetacular fazer parte desta família, que é tão grande e tem tanta representação num evento como os Jogos Olímpicos, e que tem arrecadado tantas medalhas», declarou ainda a estudante de veterinária, que se descreveu como «muito competitiva e persistente».

«Espero que estejam a assistir à nossa prova, que será nos dias 30 [qualificação para a final] e 31 de julho [final], e que gostem», disse ainda Maria Inês Barros que tem como treinador Custódio Ezequiel, olímpico em Sydney-2000 e Atenas-2004.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer