Taça Europa: FC Porto sai de Gottingen com vitória no prolongamento
Dragões ficam isolados no segundo lugar do grupo K
O FC Porto bateu o Gottingen por 87-81, em prolongamento, no reduto dos alemães, em jogo a contar para a 3.ª jornada da segunda fase da Taça Europa, resultado que deixa os dragões mais perto da qualificação para os play-offs da competição europeia.
O duelo pelo segundo lugar no grupo K começou renhido, mas a equipa germânica mostrou-se ligeiramente superior ao fim de 10 minutos (17-15), e causou sérios problemas aos portistas no segundo período. A turma orientada por Fernando Sá cometeu pequenos erros defensivos que culminaram numa desvantagem de nove pontos na ida para o intervalo (40-31).
Mas o recomeço da partida foi favorável aos azuis e brancos. Decorridos apenas cinco minutos na segunda parte, a formação nortenha vencia por dois pontos (45-47). O Gottingen respondeu com sete pontos consecutivos, mas cestos de Melvin, Harrison e Barber voltaram a colocar o FC Porto na frente. Ainda assim, partiram para o derradeiro parcial a perder por dois (57-55).
Até ao fim do tempo regulamentar as equipas nunca estiveram separadas por mais do que quatro pontos e os dragões tiveram mesmo chances de fechar o embate ao fim dos 40 minutos. Na última posse de bola, o clube português aproveitou turnover dos alemães, mas Cleveland Melvin não acertou lançamento triplo, levando a discussão do jogo para prolongamento, no qual se verificou a superioridade dos azuis e brancos.
Os alemães marcaram apenas cinco pontos no tempo extra – com um triplo a 13 segundos do apito final -, contra os onze que os dragões marcaram. Anthony Barber (21 pts, 5 assistências e 4 ressaltos) foi considerado o jogador mais valioso (MVP)
A vitória deixa a turma lusa isolada no segundo lugar do grupo K, com cinco pontos, conquistados com dois triunfos e um desaire. Em primeiro, estão os favoritos a vencerem o grupo, o Bilbao Basket, que venceram os três jogos que disputaram.