Surpresa no Estoril Open: Martínez afasta Ruud da final
Foto: IMAGO

Surpresa no Estoril Open: Martínez afasta Ruud da final

TÉNIS06.04.202420:41

Triunfo do espanhol em três sets

Pedro Martínez surpreendeu neste sábado ao afastar Casper Ruud da final do Estoril Open, num jogo decidido em três sets com os parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.

A jogar diante o n.º 8 do mundo, primeiro cabeça de série e defensor do título do torneio, Pedro Martínez sabia que a margem de erro era mínima.

Mas logo no terceiro jogo de serviço do norueguês, o espanhol, n.º 77 do ranking ATP conseguiu o que ninguém fizera até agora no torneio português: quebrar o serviço de Ruud.

Com essa vantagem conseguida aos 3/2, Martínez redobrou ainda mais a concentração e confiança e venceu o primeiro parcial por 6/4.

Aliás, só ao oitavo jogo de serviço do segundo set Ruud consequiu fazer um break point ao espanhol de 26 anos, fazendo então o 5/3.

Após a quebra, porém, Martínez agarrou-se com tudo à partida, anulou dois set points ao norueguês e conseguiu fazê-lo ceder novamente o jogo de serviço que terminou com uma dupla falta. Porém, logo a seguir o espanhol pagou caro o esforço (e a ousadia!) e viu Ruud devolver o break com um jogo em branco para levar o encontro para o terceiro set.

E aí, quando tudo fazia crer que Ruud iria estar por cima.., quebrou. Logo no segundo jogo de serviço do norueguês, Martínez recuperou de 15-40 para ganhar o ponto e chegar à vantagem de 2-1, fechando o seu jogo de serviço em branco logo a seguir.

Com Ruud a apresentar algumas queixas físicas, o espanhol voltou a quebrar-lhe o serviço para fazer o 4-1, antes de o nórdico pedir uma paragem para receber assistência médica.

A pausa fez-lhe bem e Ruud voltou dos balneários para prolongar um jogo que estava bem encaminhado para o espanhol. Conseguiu anular um match point aos 5-1, reduzindo para 5-2 e anular mais dois pontos de jogo no serviço de Pedro Martínez, numas vantagens que se prolongaram por muito tempo e proporcionaram alguns dos melhores pontos do encontro e terminou com o break do norueguês para 5/3.

Já com três horas de jogo, Ruud chegou depois aos 40-0, mas precisou de ir às vantagens para conseguir chegar aos 5/4.

Ao quarto match point, contudo, Martínez garantiu mesmo o apuramento para a final, na qual vai defrontar Hubert Hurkazc e tentar ser o quarto espanhol a vencer o Estoril Open.