Sporting vence Benfica em jogo de loucos no João Rocha!
Lançamento de Aaron Broussard no último segundo do tempo extra, que levava a partida para novo prolongamento, foi anulado e deu vitória aos leões
Foi um verdadeiro jogo de loucos no João Rocha que terminou com uma dramática vitória do Sporting sobre o Benfica. Prometia ser um jogo quente e disputado com um dérbi lisboeta merece. A expetativa não só foi correspondida como superada, especialmente para os adeptos leoninos que viram a sua equipa distanciar-se dos rivais na classificação da liga.
A primeira parte mostrou-se muito equilibrada, também devido ao nervosismo apresentado por ambas as equipas no início do embate. O Benfica saiu na frente com 4-14, mas Marcus Lovett Jr. aproximou os verdes e brancos dos bicampeões nacionais para entrar no segundo período a perder por apenas 2 (14-16).
As formações de Lisboa começaram a 'acordar' e aproximaram-se dos 50% de lançamentos aproveitados, em dez minutos com um ritmo bem mais acelerado, que valeu a liderança mínima do encarnados à entrada da segunda parte (36-37).
Parecia que a história desta ainda breve época do Benfica se ia repetir. Após a vinda do intervalo a formação de Norberto Alves baixou de rendimento, tal como aconteceu nas derrotas frente ao Galatasaray e ao Hapoel Jerusalém, encontrando-se a perder por 12 pontos nos últimos 10 minutos do tempo regulamentar (66-54).
O ambiente intensificou-se e Aaron Broussard, juntamente com Terrell Carter conseguiram protagonizar a recuperação dos visitantes, aproveitando desorganização defensiva dos leões. Broussard ainda teve chance de dar a vitória à sua equipa, com lançamento triplo no último segundo, mas a tentativa falhada levou a partida para prolongamento (80-80).
Com cinco faltas para cada lado, foi o Sporting que se colocou na frente do tempo extra, vantagem que nunca foi superior a 3 pontos. As águias forçaram as faltas para recuperar rapidamente a posse de bola, estratégia que deu oportunidade a Aaron Broussard de empatar o encontro novamente no último segundo. O base/extremo norte-americano desmarcou-se de Ron Curry e fez o 91-91 em cima do toque da buzina, mas depois da revisão dos árbitros, o lance foi invalidado por ter sido feito ligeiramente após o fim do jogo. Vitória do Sporting por 91-88.
Termina a partida no João Rocha com vitória do Sporting sobre o Benfica! 91-88
Lance de Aaron Broussard foi invalidado, dando a vitória ao clube de Alvaldade
45' - Mais drama no encontro! Lançamento está a ser revisto por ter sido feito após a buzina soar!
45' - INCRÍVEL! No último segundo, Aaron Broussard livra-se da marcação de Ron Curry e faz triplo para levar partida para o segundo tempo extra. 91-91 no João Rocha.
44' - Ken Horton força nova troca de posse de bola com falta. Aaron Broussard também faz os dois lances livres. 89-88 Sporting. Faltam 8 segundos para o final do encontro.
44' - Benfica responde com falta sobre Diogo Ventura para forçar a recuperação da posse de bola depois dos lances livres. Ventura estende vantagem para 3 pontos, depois de fazer os dois lances livres (89-86).
44' - Impressionante! Mau passe de Toney Douglas resulta na interceção de Ken Horton com 23 segundos até ao fim do encontro.
44' - Novo golpe de teatro no João Rocha. Aparece o primeiro triplo do Sporting neste tempo regulamentar da mão de Ken Horton. Com 27 segundos por disputar está o Sporting na frente (87-86) e Nerberto Alves pede desconto de tempo para desenhar resposta ofensiva.
43' - Eddie Ekiyor faz dois lances livres, mas Aaron Broussard redime-se do triplo falhado no final do quarto período. 86-84 para as águias.
43' - Perdas de bola do Sporting é finalmente castigada por Betinho Gomes, que faz triplo e deixa Benfica na frente por um ponto. 83-82.
41' - Prolongamento começa com exclusão de dois jogadores. Marcus Lovett Jr e Ben Romdhane cometeram a quinta falta pessoal que dita o fim da partida para os basquetebolistas.
Fim do tempo regulamentar! 80-80
40' - VAMOS A PROLONGAMENTO! Aaron Broussard falha o triplo que daria a vitória ao Benfica. Jogam-se 5 minutos adicionais no João Rocha.
39' - Lovett Jr. empata a 13 segundos do fim. 80-80.
39' - Aaron Broussard faz um de dois lances livres e equipas estão separadas por 2 pontos. Benfica vence por 80-78. Timeout pedido por Pedro Nuno.
39' - Mike Moore falha triplo, mas no ressalto Ron Curry comete falta sobre Aaron Broussard a 23 segundos do final da partida.
39' - Aaron Broussard faz novo triplo a 45 segundos do final. 79-78 para o Benfica!
39' - Carter tenta o bloqueia mas faz falta sobre Lovett Jr. Base norte-americano concretiza os dois lances livres (78-76).
39' - Partida empatada no João Rocha. Carter mostra-se decisivo ofensiva e defensivamente. Depois de ganhar ressalto ofensico para fazer o 76-74, ganha ressalto ofensivo que termina no lançamento na passada de Broussard para fazer o 76-76.
38' - Eddie Ekiyor aparece sozinho debaixo do cesto, mas sofre falta de Ben Romdhane, que protesta muito a decisão do árbitro. Poste do Sporting marca um de dois lances livres. 76-72.
38' - Perda de bola de Ken Horton é aproveitada por Try Drechsel que reduz a desvantagem para 3 pontos. 75-72 Benfica. Encarnados têm posse de bola.
37' - Grande passe picado de Aaron Broussard encontra Terrell Carter sozinho debaixo do cesto para fazer facilmente o 75-70. Faltam três minutos para o fim da partida. Pedro Nuno Monteiro pede timeout.
36' - A quatro minutos do final a diferença é de 7 pontos (73-66). Ambiente aquece no João Rocha com picardia entre Ron Curry e Ben Romdhane.
35'- Aaron Broussard tenta manter o Benfica vivo no encontro com triplo. 72-64.
34' - Quinta falta dos leões e Aaron Broussard aproveita um de dois lances livres. 70-61.
34' - As equipas vão trocando pontos em rápidas trocas de posse de bola, mas diferença pontual mantém-se. 70-60 Sporting.
32' - Árbitros decidem que a falta não é antidesportiva, sendo apenas infração regular de Diogo Ventura sobre Ivan Almeida.
32' - Partida parada para revisão dos árbitros sobre possível falta antidesportiva de Diogo Ventura.
32' - Benfica já conseguiu reduzir a vantagem em dois mas está a falhar na concretização dos lançamentos, apesar de estar a sair por cima nos ressaltos ofensivos. Sporting já leva quatro faltas contra zero dos encarnados. 66-56 Sporting.
30' - Toney Douglas tenta lançamento atrás da linha dos três pontos, mas falha. Diogo Ventura ganha o ressalto para segurar posse de bola até ao fim do 3.º período, que fecha com triplo de Ron Curry. Sporting entra nos últimos dez minutos do dérbi com vantagem de 12 pontos (66-54).
29' - Marcus Lovett Jr. intromete-se no festival de triplos para passar a registar 21 pontos no encontro. Norberto Alves pede timeout. 63-54 Sporting.
29' - Troca de triplos entre as equipas. Ken Horton fez os dois da equipa da casa e Broussard também. 60-54 Sporting.
27' - Broussard sofre falta de Diogo Ventura, a 5.º dos verdes e brancos no 3.º período, e o extremo/base do benfica faz dois lances livres - 54-48.
27' - Ekiyor aumenta vantagem pontual dos leões para oito. 54-46.
26' - Boa jogada de equipa do Sporting encontra Mike Moore sozinho para pontuar novo triplo. 52-45 Sporting. Benfica reduz com lançamento livre de Toney Douglas.
24' - Broussard reduz com lançamente na passada, mas Lovett Jr. faz triplo. 49-44 para o clube de Alvalade.
24' - Eddie Ekyior aproveita lançamento falhado de Lovett Jr. para fazer afundanço. 46-42.
23' - Mike Moore e Ron Curry devolvem vantagem ao Sporting. 44-42.
22' - Águias aproveitam desconcentração defensiva do Sporting e Douglas faz o 37-42, mas André Cruz responde com triplo. 40-42 Benfica.
21' - Começa a segunda parte no João Rocha com afundanço de Ron Curry. 38-37 Sporting
Termina a primeira parte! Benfica na frente contra Sporting 36-37
Primeira parte algo inconsistente no ritmo de jogo e na eficácia de lançamentos, especialmente no primeiro período. Para já destaca-se a exibição de Marcus Lovett Jr., que leva já 15 pontos no encontro.
20'- Responde com corrida para cima do cesto e leva Benfica para a frente do marcador, mas apenas por um ponto.
20' - Lovett Jr. concretiza um de dois lances livres e coloca Sporting com um ponto de vantagem a 17 segundos do intervalo. 36-35.
19' - Falta técnica atribuída a Pedro Nunom enquanto Ben Romdhane acerta dois de três lances livres. Tudo empatado no João Rocha 35-35.
18' - Trey Drechsel empata com dois lances livres. 33-33. Equipas já têm eficácia de lançamento a aproximar-se dos 50%
17' - Novo triplo de Mike Moore para colocar Sporting outra vez na frente do encontro.
16' - Marcus Lovett Jr. afasta-se da defesa encarnada para marcar lançamento em salto e após o Sporting recuperar a posse de Bola, o base norte-americano assiste para o triplo de Mike Moore. Norberto Alves pede desconto de tempo. 30-31
14' - Pedro Nuno Monteiro, treinador do Sporting, põe gelo no encontro e pede novo desconto de tempo.
14' - Aumenta o ritmo de jogo no João Rocha, com as equipas a trocarem posses de bola depois de marcarem. No espaço de um minuto, marcaram-se oito pontos e Benfica estende vantagem para cinco pontos. 26-31.
13'- Betinho Gomes faz triplo, mas Litos Cardoso, no primeiro lançamento que faz, responde na mesma moeda. 23-25 Benfica.
13' - Aaron Broussard troca as voltas à defesa do clube de Alvalade para empatar a partida e logo a seguir, turnover do Sporting resulta em afundanço de Toney Douglas. 20-22 Benfica.
12'- Ekyior coloca os leões na frente da partida com quatro pontos seguidos. 20-18.
11' - Lovett marca novamente, 12 pontos na conta pessoal, mas o empate durou pouco tempo, após lançamento de Trey Drechsel. 16-18 Benfica.
Começa o segundo parcial.
10' - Termina o primeiro período da partida, com triplo de... Marcus Lovett Jr., o primeiro da partida. 14-16 Benfica.
9' - Está imparável, em dois minutos o base do Sporting faz sete pontos consecutivos para diminuir a desvantagem leonina: 11-14. Timeout pedido por Norberto Alves.
8' - Mais dois lances livres concretizados por Marcus Lovett Jr. para fazer o 9-14.
8' - Marcus Lovett Jr. corre para o cesto e faz jogada de 3 pontos, convertendo o lance livre depois da falta de Ivan Almeida e quebrando o parcial das águias. 7-14.
7' - Benfica começa a criar vantagem sobre o Sporting com parcial de 7-0. Pedro Nuno Monteiro pede timeout. 4-14 para os encarnados.
5' - Depois de Ekyior marcar dois pontos, Ivan Almeida responde com afundanço. 4-9 Benfica.
5' - Mais um lance livre de Terrell Carter, desperdiça outro. Trey Drechsel faz o primeiro triplo da partida. 2-7 Benfica.
4' - Sporting já leva cinco faltas no 1.º período Ekyior faz falta sobre Carter que concretiza um de dois lances livres. 2-3 Benfica.
4' - Entrada algo nervosa de ambas as equipas com a eficácia de lançamentos abaixo do que é esperado. Mantém-se o 2-2.
2' - André Cruz enfrenta Carter debaixo do cesto e empata a partida. 2-2.
1' - Terrell Carter abre o marcador com afundanço. 0-2 Benfica.
Começa a partida no pavilhão João Rocha!
Benfica ganha o lançamento da bola ao ar.
5 inicial do Sporting: Marcus Lovett Jr., Ron Curry, Michael Moore, Eddie Ekyior, André Cruz
5 inicial Benfica: Toney Douglas, Trey Drechsel ,Betinho Gomes, Terrell Carter, Ivan Almeida
14.45h - Faltam quinze minutos para o encontro começar e as equipas preparam-se para entrar em jogo.
14.22h - As equipas já aquecem no pavilhão João Rocha.
Boa tarde. É dia de dérbi lisboeta no pavilhão João Rocha e vamos iniciar a cobertura do jogo entre Sporting e Benfica, a contar para a oitava jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, com início para as 15h. Num jogo que põe frente a frente eternos rivais, acresce o facto de o resultado poder alterar o atual líder do campeonato.
Norberto Alves, desvalorizou a importância do encontro da fase regular, no entanto refere que a partida é importante para reforçar a confiança da equipa. E as águias, apesar de terem vencido os últimos três embates na competição nacional, registaram duas derrotas importantes na Liga do Campeões da FIBA, frente ao Hapoel Jerusalem e Galatasaray, tendo ainda mostrado alguma inconsistência no rendimento que apresenta.
São estes «altos e baixos», como o técnico português apontou, que a sua turma precisa de corrigir e uma vitória em solo adversário é o primeiro passo a dar para os encarnados.
Os leões, no entanto, vêm da melhor vitória da temporada ao baterem o Balkan Botevgrad, de forma a garantir a presença na segunda fase de grupos da Taça Europeia. Mas o percurso do clube de Alvalade nesta época não está intacto. Na ultima jornada, viajou até Oliveira de Azeméis onde sofreu a primeira derrota na liga frente ao Oliveirense, quebrando assim a invencibilidade dos verdes e brancos no panorama nacional.
Pedro Nuno Monteiro destacou a confiança que o triunfo internacional deu aos seus jogadores, no entanto, frisou o tempo de preparação dos visitantes. Nada que sirva de desculpa para a sua formação, como sublinhou na antevisão de encontro, pois o objetivo é vencer.
Assim, o Sporting parte na primeira posição com 13 pontos, fruto de sete vitórias e uma derrota. O Benfica com 12 - seis triunfos e dois desaires -, surge em segundo lugar com aspirações de chegar ao topo da tabela classificativa.