Sporting soma e segue no campeonato em Avanca
Leões venceram penúltimo classificado do Andebol 1, por 32-26, e somaram 21.ª triunfo na prova, em que mantêm o pleno de êxitos e a liderança. Sporting não perde - todas as competições incluídas - desde 14 de novembro de 2023!
Em estado de graça esta temporada, liderando o campeonato em pleno vitorioso e qualificado com brilhantismo para os quartos de final da Liga Europeia, o Sporting somou o 21.º triunfo em número idêntico de jogos no campeonato Andebol 1 e mantém a vantagem de oito pontos sobre o segundo classificado, Benfica, à penúltima jornada da 1.ª fase da competição.
Os leões foram a Avanca imporem-se, por 32-26, num jogo em que nunca a sua superioridade sobre o 11.º classificado foi sequer beliscada em momento algum, mas gerindo-a sem deslumbrar, deixando os minutos correr até se esgotarem, sempre em vantagem no marcador.
Na primeira parte, o inevitável Martim Costa fez render o seu extraordinário momento de forma, apontando cinco dos 15 golos dos sportinguistas ao intervalo, bem secundado por Orri Thorkelsson e o seu irmão mais novo, Francisco Kiko, ambos com três tentos. O Avanca não foi presa fácil perante voraz leão e andou sempre perto no placard, terminando a etapa inicial da partida com quatro golos de desvantagem (11).
Após o descanso, a marcha do marcador manteve o ritmo, refletindo a referida gestão de esforço do líder do campeonato perante a réplica possível do antepenúltimo classificado, com menos de metade do pecúlio pontual antes deste jogo (60 contra 29).
Martim Costa também preservou o ímpeto goleador e faturou mais quatro vezes, destacando-se como o melhor artilheiro do encontro, com nove golos, em igualdade com Gonçalo Silva, do Avanca, de longe o mais eficaz rematador dos anfitriões. O mano Kiko não quis ficar-lhe atrás na segunda parte, fechando a contagem pessoal com sete. Ainda nos verdes e brancos, Edney Oliveira fez seis.
O Sporting não conhece outro sabor que não o da vitória – em todas as competições – desde 14 de novembro de 2023, quando perdeu com os húngaros do Tatabánya KC, por 31-29, em jogo da fase de grupos da Liga Europeia.