Sporting quebra invencibilidade do Benfica

Sporting quebra invencibilidade do Benfica

VOLEIBOL16.03.202418:21

Os leões impueram-se às águias por 3-0 em jogo no Pavilhão João Rocha que não trouxe alterações à classificação ou a definição das vagas para o play-off do título nacional

O Sporting recebeu o Benfica e quebrou-lhe a invencibilidade na Liga, ao vencer no seu João Rocha o arquirrival por 3-0 (25-14, 25-19 e 25-19), em jogo da 14.ª e última jornada da Série A da 2.ª fase da competição, que em nada alterou a classificação. Águias no primeiro lugar e leões no segundo, seguem para o play-off do título.

Apesar desta predefinição, a equipa sportinguista teve uma abordagem mais competitiva ao jogo e não depreciou o triunfo, ao contrário da formação benfiquista, em que o treinador Marcel Matz tomou a decisão de rodar jogadores menos utilizados.

A determinação leonina ficou evidente desde os primeiros pontos e surpreendeu o adversário, quiçá prevendo uma toada mais condescendente dos anfitriões, pela menor importância do resultado do jogo. Por isso, o marcador, no primeiro set, começou rapidamente a desnivelar-se, chegando a 10-4 para os verdes de brancos, em que sobressaia o bloco eficaz liderado por Lucas Van Berkel para fechar o parcial em claros 25-14.

No segundo set, o Benfica melhorou e esteve alguns períodos de jogo na liderança, mas sem descolar. Então, a equipa orientada por João Coelho voltou a reencontrar-se com o que fizeram de melhor no set inaugura e ainda beneficiou de alguns erros não forçados do Benfica para abrir uma vantagem que levou ao segundo triunfo parcial (25-19).

A vencer por 2-0, o Sporting agarrou, definitivamente, o controlo da partida, enquanto o Benfica tentava, um derradeiro esforço, para conquistar o terceiro set e manter-se na discussão. No entanto, sem suficiente convicção e muito menos talento, perante o domínio e a superior eficiência dos homens da casa, que selaram o 3-0 com 25-19.

O jogo não trouxe alterações à classificação ou a definição das vagas para o play-off do título nacional. O Benfica conclui a 2.ª fase na liderança, com 16 vitórias e uma derrota, e o Sporting na segunda posição, com 15 triunfos e um desaire.