Basquetebol Sporting na elite de 13 apurados para a Taça Europa
Treze dos 40 clubes que na temporada 2023/24 vão disputar a 9.ª edição da Taça Europa entram diretamente na fase de grupos e o Sporting é um deles. Segundo anunciou a FIBA Europa, os leões estão dispensados da qualificação em que participam 22 equipas e estão já apurados para fase regular, tendo apenas de esperar pelo sorteio a 8 de agosto para conhecer os adversários.
Na época passada, já liderados por Pedro Nuno Monteiro, a equipa teve de sobreviver à qualificação, disputada em Mitrovica (Kosovo), onde derrotou os alemães do Gottingen (84-83) e, na final do Grupo A, os belgas do Antuérpia Giants (98-85).
Na fase de grupos, integrado na Poule G, teve como oponentes o Kauhajoki Karhu (Finlândia), que viria a chegar às meias-finais, o Kormend (Hungria) e o Anwil Wloclawek (Polónia), formação que ganhou a prova enquanto os lisboetas não lograram seguir em frente.
Algo que acontecera em 2020/21, na altura comandados por Luís Magalhães, onde atingiram uns inéditos, no basquetebol nacional, quartos de final, acabando derrotados pelos turcos do Bahçesehir Koleji em ambas as mãos (70-73, 66-54).
A par dos verdes e brancos entram também de forma direta na fase regular o campeão Anwil Wloclawek, Spojnia Stargard (ambos da Polónia), Niners Chemnits (Alemanha), Sibiu (Roménia), Bilbao (Espanha), Balkan (Bulgária), Hapoel Galil Elion (Israel), Fehervar (Hungria), Bahcesehir (Turquia), Leiden (Países Baixos), Dunkerque (França) e Nymburk (Rep. Checa).
Quando ao FC Porto, há um ano seguiu logo para a fase de grupos e repetiu a façanha do Sporting ao atingir os quartos de final - caiu frente ao Kauhajoki Karhu com dois desaires (80-81, 75-65) -, desta feita terá de passar pelo processo de qualificação, conhecendo também os adversários a 8 de agosto. Os jogos de pré-apuramento são a 3 e 5 de outubro. Apenas os vencedores de cada uma das sete poules garante a o apuramento para a Taça Europa.
Recorde-se que o campeão nacional Benfica encontra-se na Liga dos Campeões, onde também vai discutir uma fase de qualificação que envolve 24 equipas. COmeça por ter pela frente o vencedor do embate entre Patrioti Levice (Eslováquia) e o AEK Larnaca (Chipre).
Apurando-se, os encarnados terão ainda de se bater com o vencedor do emparelhamento Bakken Bears (Dinamarca)-KB Peja (Kosovo)/Kalev Cramo (Estónia)-Norrkoping Dolphins (Suécia). O local onde se vai realizar o torneio está por definir.
Caso o Benfica seja o vencedor desta fase, será integrado no Grupo G da Liga dos Campeões, com PAOK Mateco (Grécia), Filou Oostende (Bélgica) e Hapoel Jerusalém (Israel). Se tal não acontecer, desce,, juntamente com outras nove equipas, à Taça Europa de forma a completar os 40 clubes da prova para 2023/24.