Sporting luta pela sobrevivência na Liga Europeia
(IMAGO/HMB-Media)

Sporting luta pela sobrevivência na Liga Europeia

ANDEBOL30.04.202409:00

Leões recebem Rhein-Neckar Löwen à procura de reverter desvantagem de três golos e garantir apuramento inédito para a 'final four' da Liga Europeia

Sporting joga esta terça-feira o tudo ou nada na Liga Europeia, num duelo que encontra leões contra… leões! A equipa orientada por Ricardo Costa recebe o Rhein-Neckar Löwen (leões em alemão), às 19.45 horas, em encontro a contar para a 2.ª mão dos quartos de final da competição.

Apesar de jogar em casa, o clube de Alvalade terá de reverter uma desvantagem de três golos para atingir as meias-finais, tudo porque na 1.ª mão perdeu por 32-29. Assim, não basta só a vitória, tendo esta de ser superior a três golos. Caso ao fim do tempo regulamentar os verdes e brancos estejam na frente por três, a eliminatória decide-se nos livres de sete metros (penáltis).

Aos meios de comunicação social leoninos, Ricardo Costa disse que acredita num resultado favorável, precisando os seus pupilos de corrigir eficácia ofensiva e impedir as oportunidades de remate dos alemães.

«[Na 1.ª mão] o guarda-redes David Spath fez a diferença [16 defesas em 42 remates], mas diria também que houve demérito nosso na forma como nos precipitámos em alguns remates. Não podemos falhar tantos livres de sete metros num jogo tão equilibrado e temos de ser muito mais agressivos e intensos a nível defensivo», sublinhou.

David Spath fez 16 defesas em 42 remates na 1.ª mão dos quartos de final contra o Sporting (IMAGO / HMB-Media)

Jogadores como o Niclas Kirkeløkke, lateral-direito, não podem fazer tantos golos [10 em 16 remates]. Temos o sentimento de que podemos fazer melhor. Queremos fazê-lo aqui, num jogo de superação. Apesar da desvantagem, é a oportunidade de uma vida de entrar na final four», sublinhou, ambicionando uma passagem inédita a essa fase.

Derrotas não ‘tiram o sono’

O clube de Alvalade encontra-se numa situação inédita nesta temporada: perdeu dois jogos consecutivos. Depois da derrota europeia, juntou-se a segunda contra o FC Porto, para o campeonato nacional, no passado sábado. Porém, o capitão leonino, Salvador Salvador, garante que o «estado anímico é o mesmo» e que equipa se mantém «confiante» e «motivada».

«Não vamos repetir a exibição da Alemanha, em que falhámos muitos remates. Já vimos vídeo e estamos a aprender com os erros que cometemos. Queremos retificar, fazer um bom jogo. Temos o fator casa, que nos vai ajudar», disse.

Ricardo Costa, treinador do Sporting (IMAGO / HMB-Media)

Além da derrota contra os dragões, os portugueses tiveram apenas três dias de descanso, ao passo que os germânicos tiveram uma semana para preparar este confronto – último jogo foi a 23 de abril contra Sporting. Ainda assim, o técnico luso garante que os seus jogadores vão jogar «no limite» e nas «máximas capacidades».

«Não gosto muito da palavra rotação porque quem vem do banco vem para somar e dar ainda mais força. Essa é a nossa filosofia», concluiu.