Sporting fecha 'main round' da Liga Europeia com mais uma vitória
Orri Torkelsson transforma livre de sete metros na vitória do Sporting sobre o Dinamo de Bucareste (IMAGO)

Sporting fecha 'main round' da Liga Europeia com mais uma vitória

ANDEBOL05.03.202420:11

Já qualificados para os quartos de final da competição, os leões foram à Roménia derrotar o Dinamo de Bucareste, por 31-27. Próximo adversário é o vencedor do Nexe-Lowen

O Sporting fechou o ‘main round’ da Liga Europeia com a quinta vitória em seis jogos no grupo 4, de que já era vencedor confirmado deste a jornada transata e por consequência também a qualificação para os quartos de final da competição garantida.

Os leões foram à capital da Roménia derrotar o Dinamo de Bucareste, por 31-27, num jogo em que desde o início lideraram o marcador e que a meio da primeira parte chegaram a dispor de uma vantagem, alicerçada numa superioridade exibição, que poderiam ter sido desde logo decisivas.

Os verdes e brancos embalaram para um impactante 5-0 após Francisco Kiko Costa ter aberto com meia dose do seu pecúlio total de seis golos na partida e de Leonel Maciel ter mantido a baliza inviolada, mesmo enfrentando um livre de sete metros. Quando os romenos chegaram a cinco já o Sporting se adiantara para onze, no auge do melhor período dos lisboetas em todo o jogo.

O relaxamento que se seguiu, com diminuição de rendimento em todos os momentos de jogo, fez encurtar a diferença para seis golos ao atingir-se o intervalo (15-11). Esta inversão na toada inicial do encontro manteve-se logo a seguir ao seguir ao reatamento, em que o Dinamo chegou a reduzir para 15-13 e mais tarde para 21-19, motivando o treinador Ricardo Costa a tocar a rebate na sua equipa.

A reorientação permitiu aos leões estancarem o ascendente contrário e voltarem a controlar as operações, para o que contribuiu as ações ofensivas de Orri Torkelsson, Étienne Mocquais e de Martim Costa, atingindo cinco cada. Também a entrada do guarda-redes André Kristensen, com uma eficiência de 50 por cento na ação, defendendo seis de 12 remates à sua baliza, foi determinante - Leonel Maciel esteve mais tempo em campo e parou nove em 28 - para a formação leonina manter-se a distância segura da anfitriã.

No final do jogo, quatro golos separaram o campeão romeno do líder invicto do campeonato português e a uma vitória do título. Mas acima de tudo, fica a convicção de que a diferença de valores é muitíssimo mais expressiva.

O Sporting joga os quartos de final da Liga Europeia nos dias 23 (1.ª mão, fora) e 30 (2.ª) de abril com o vencedor do jogo do play-off entre os croatas do Nexe e os alemães do Lowen.