Sporting de cara lavada entra na nova época com jogo logo a doer
Diogo Ventura, capitão da equipa de basquetebol do Sporting (Sporting)

Sporting de cara lavada entra na nova época com jogo logo a doer

Leão renovado com nove reforços e novo treinador abre a época na ronda de qualificação para a fase de grupos da Taça Europa, diante dos belgas do Spirou. Diogo Ventura promete equipa ambiciosa

A versão 2024/2025 do Sporting apresenta-se nesta terça-feira (19h30) de forma oficial e logo com um jogo que pode valer a época. A equipa agora (novamente) orientada por Luís Magalhães, e com nove reforços, viaja até à cidade belga de Charleroi para defrontar o Spirou na primeira mão da ronda de acesso à fase de grupos da Taça Europa.

A antevisão à partida foi feita por Diogo Ventura, o capitão dos leões e um dos três resistentes do plantel da época passada, juntamente com André Cruz e Arnette Hallman, que elogiou a forma como os novos jogadores se integraram.

«Apesar de termos muitas caras novas, temos um bom grupo e um bom balneário. Nesse aspeto, tivemos sorte e as coisas estão a ir pelo caminho certo. Temos passado a mensagem da grandeza do clube aos novos jogadores, para que percebam onde estão e sintam a responsabilidade de representar o Sporting, o que implica entrar sempre todos os dias para vencer», confidencia.

O base internacional português, de 30 anos, promete, por isso, uma equipa ambiciosa e com o objetivo bem definido de chegar à fase de grupos da prova para «fazer jus à dimensão europeia de um clube como o Sporting».

«A equipa está motivada e a preparar-se para este encontro. O objetivo é claramente passar à fase de grupos e vamos lutar por isso. Temos a sorte de o segundo jogo ser em casa, mas vamos entrar nos dois jogos para vencer. Pela experiência que temos de outros anos, sabemos que todos os jogos a nível europeu são muito complicados. É um nível muito elevado, acima do que estamos habituados no campeonato português. Por isso, encaramos com muita motivação os jogos contra equipas de campeonatos muito fortes», realça.

O jogador leonino defende que a equipa estudou bem o adversário, um histórico que já foi dez vezes campeão belga, que compete agora na liga que junta os clubes mais fortes da Bélgica e dos Países Baixos, mas que há cerca de uma dúzia de anos figurava entre os participantes da Euroliga, a principal competição do basquetebol europeu.

«Sabemos que gostam de jogar rápido e em contra-ataque. São uma equipa relativamente jovem, gostam de correr no campo e têm ambição. O Spirou Charleroi é uma equipa com tradição europeia, apesar de nos últimos anos não ter estado nas competições europeias. Já jogou a Euroliga, tem um pavilhão enorme e muita tradição no basquetebol. Mas vamos lá para contrariar os pontos fortes deles e temos as nossas hipóteses», acredita Ventura.