«Tenho o coração cheio de amor. É um sonho»
Sara Branco ao lado da avó materna, Maria Elvira, em noite memorável no Estádio José Alvalade (D. R.)

«Tenho o coração cheio de amor. É um sonho»

NACIONAL23.09.202421:58

No meio do infortúnio de perder a casa no incêndio de Albergaria-a-Velha, Maria Elvira agradece onda de solidariedade que a levou a Alvalade. Sara Branco revela a A BOLA garra da avó para reerguer habitação

Maria Elvira subiu ao relvado de Alvalade, foi ovacionada por quase 40 mil adeptos, abraçou Rúben Amorim, cumprimentou jogadores, recebeu uma camisola com o seu nome e o número 82 (a sua idade) das mãos do presidente Frederico Varandas e foi muito acarinhada.

Frederico Varandas ofereceu camisola a Maria Elvira (Sporting CP)

Dias antes perdeu a casa, devorada pelas chamas num incêndio em Albergaria-a-Velha. A RTP entrevistou-a, «salvei o meu Sporting», disse ao apontar alguns objetos alusivos ao clube. Uma página afeta ao Sporting partilhou a história nas redes sociais e, num ápice, cresceu onda de solidariedade em torno da octogenária.

«Tenho o coração cheio de amor. Nem tenho palavras. É um sonho», disse Maria Elvira a A BOLA.

A conversa prosseguiu com a neta, Sara Branco, que tem sido o braço direito da avó materna, com quem agora partilha teto: «Não está habituada a que ninguém lhe dê nada. Lutou toda a vida. Aqui todos dizem que ela merece tudo o que está a acontecer. Só temos a agradecer. A família está surpresa com tudo, ontem [domingo] a minha avó chorava, é sportinguista ferrenha, e eu só lhe disse para ela aproveitar todos os momentos ao máximo.»

Maria Elvira acarinha pelo Jubas, a mascote leonina (GrafisLab)

«GYOKERES, O BONITÃO»

Maria Elvira precisou de descansar no day after Alvalade, principalmente a nível emocional, ainda assim, através da neta, contou tudo tim-tim por tim-tim.
«São todos boa gente. O treinador disse-lhe que só queira que ela estivesse bem e lhe desse um abraço de avó. Que o Gyokeres é bonitão [risos] e o presidente foi muito amável. Fiquei tão feliz de a ver assim», contou.

Maria Elvira cumprimentada por Morita (GrafisLab)

Aos 82 anos Maria Elvira ainda cultiva o campo, distribuiu o que colhe pela família e vizinhos, agora é a vez dela receber. «Na conta solidária já foram depositados 26 mil euros, temos oferta de materiais diversos e mão de obra. Com o avançar das obras vamos publicando fotos, é garantia da minha avó que todo o dinheiro é para a reconstrução da sua casinha», garantiu.

Os donativos monetários podem ser feitos através do IBAN PT50 0035 0015 0002 6965 2007 0.

MORITA APLAUDE

O gesto dos leões em torno de Maria Elvira sensibilizaram, também, muitos jogadores, em especial Morita. O médio japonês foi um dos que assinalou o gesto dos leões nas redes sociais. «É em momentos como este que me lembro da grandeza do meu clube», escreveu.