Voleibol Seleção feminina de sub-22 qualifica-se para a fase final do Europeu
Depois do conjunto masculino de sub-22 ter garantido a presença no Euro-2024, a realizar-se nos Países Baixos, ao derrotar a Dinamarca, resultado que deu à Seleção um dos dois melhores segundos lugares na fase de qualificação, mais tarde o conjunto feminino da mesma categoria não quis ficar atrás e qualificou-se, de forma direta como vencedora do grupo, para o Campeonato da Europa do próximo ano, em Itália.
Numa poule, a A, realizada em Paredes, as comandadas de João Santos entraram para o último dia em despique direto com a Ucrânia e após 2.31 horas fizeram a festa graças ao triunfo por 3-2, com os parciais de 26-24, 25-18, 21-25, 24-26 e 20-18.
Refira-se que esta equipa é a primeira Seleção feminina dos escalões de formação a garantir presença numa fase final de um Campeonato da Europa.
Alice Clemente e Marisa Pardal, respectivamente com 30 e 27 pontos, cotaram-se como as melhores pontuadoras do jogo, enquanto Mariia Kaplanska, com 19 pontos, foi a ucraniana mais concretizadora.
«Estávamos preparados para isto, para um jogo extremamente competitivo e equilibrado. Nunca tínhamos vencido a Ucrânia, uma selecção que tem estado presente nos últimos Europeus e sabíamos que seria sempre um jogo extremamente complicado. Como treinador, estou muito feliz por ter ajudado nesta qualificação. É um privilégio estar à frente desta equipa, especialmente pelo que elas têm feito nos últimos dois meses. E conseguiram preparar-se bem para chegar a um jogo destes, baterem-se de igual para igual com uma selecção tão forte como esta da Ucrânia», comentou, no final, o selecionador nacional, João Santos.
Assim, foi como uma poule limpinha, limpinha, com três vitórias (Ucrânia, Dinamarca e Irlanda), que a Seleção Nacional feminina de sub-22 fez, pois, história.