Andebol Seleção de sub-19 vai jogar pelo quinto lugar no Mundial
Portugal ganhou, esta sexta-feira, à congénere das Ilhas Faroé, em jogo que só se decidiu através de livres de 7 metros (41-40), e vai discutir, este domingo, com a Alemanha o quinto lugar no Mundial de sub-19, a decorrer na Croácia.
Afastado nos quartos de final pela Dinamarca, a Seleção Nacional entrou em campo com Deniz Gunes, Nuno Oliveira, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, António Machado, Filipe Monteiro e Eduardo Leite no sete inicial para o jogo da Arena de Varaždin, marcado pelo equilíbrio no marcador e até por uma ligeira vantagem dos faroenses (3-5). Sem conseguir alcançar a liderança do marcador, Portugal sofreu um parcial de três golos sem resposta e saiu para o intervalo a perder por 17-19.
Tiago Sousa entrou a abrir caminho para o estatuto de MVP e melhor marcador (9 golos e 64% de eficácia), deixando Portugal várias vezes atrás pela margem mínima. Eduardo Leite colocou a Seleção na frente (26-25), mas o equilíbrio continuou a ser a toada do duelo com a equipa das Ilhas Faroé a igualarem a menos de 30 segundos do final (35-35), empate com que terminou o tempo regulamentar.
Nas conversões de livres de sete metros, as Ilhas Faroé marcaram primeiro e depois Tiago Sousa não conseguiu passar pelo guarda-redes adversário, tal Nuno Oliveira. Gonçalo Morgado compensou as falhas dos companheiros de equipa na baliza e João Bandeira Lourenço deu o empate levando a decisão a morte súbita. No último livre de 7 metros, Morgado mostrou-se novamente intransponível e colocou Portugal na rota do quinto lugar.