Andebol Seleção de sub-19 reage até vencer no Mundial de sub-19
A estreia da Seleção Nacional de sub-19 no main round do Campeonato do Mundo do escalão não podia ser mais auspiciosa, dado que entrou a ganhar à Hungria, por 29-31, depois de ter estado a perder por sete golos. O acesso aos quartos de final mantém-se, assim, vivo para os comandados de Nuno Santos que, esta terça-feira, vão medir forças com a Eslovénia, às 16.30 horas.
Como Deniz Gunes, Nuno Oliveira, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Filipe Monteiro, Eduardo Leite e António Machado a figurar no sete inicial, Portugal não entrou bem no duelo com os magiares e, mesmo com recuperações ofensivas, chegou ao intervalo a perder por 16-11.
Na segunda parte tudo foi diferente. Em oito minutos, Seleção Nacional deu mostras de resiliência e marcou seis golos, sofrendo apenas dois, aproximando-se no marcador (18-17), como já não se via desde o 1-0.
Já com Vasco Teixeira entre os postes, o terceiro guardião luso a ir a jogo, Portugal chegou ao empate (19-19) ao minuto 41. O duelo travou-se de forma acesa, com o desfecho totalmente indefinido. Nos últimos cinco minutos, todavia, um parcial de 4-0 deixou a Seleção a vislumbrar o sucesso, através de uma melhor defesa, ao qual se agarrou até ao fim.
João Bandeira Lourenço, com seis golos e 75% de eficácia, foi o melhor marcador, tal como Tiago Sousa, com a mesma meia-dúzia de golos (67% de eficácia)
«Entrámos mal no jogo, algo que tem sido uma constante neste Mundial, hoje [esta segunda-feira] não fugiu à regra e contra estas equipas é extremamente difícil depois conseguir ir buscar o resultado (…) Ganhámos este jogo com muito mérito e estamos muito contentes pelos atletas, essencialmente, porque deram tudo para conseguir ganhar o jogo, inclusivamente o banco esteve sempre em jogo e é um pouco isto que nós queremos para esta equipa», comentou o selecionador Nuno Santos.