Reggie Johnson Jr. no Sporting

Reggie Johnson Jr. no Sporting

BASQUETEBOL23.07.202420:13

Leões já garantiram o base que ocupará a vaga deixada por Marcus LoVett. Tem 30 anos, vem do campeonato romeno e joga na Europa desde 2016/17. É o quinto americano na equipa

Apesar dos dois jogadores que manteve da temporada passada, Diogo Ventura e André Cruz, atuarem a base, e de, entretanto, ter também assegurado os serviços de Sérgio Silva (ex-Benfica), o Sporting já contratou outro elemento para a posição 1 e, uma vez mais, apostou num americano: Reginald Johnson Jr, de 30 anos, com 1,90m.

Vem do CSM Petrolul Ploiesti, da 1.ª Divisão da Roménia, onde registou médias de 15,5 pontos, 2,8 ressaltos e 3,8 assistências em 22 partidas.

Formado na Universidade de Miami (Redhawks), mas no estado de Ohio, onde esteve entre 2012/13 e 2013/14, e na Universidade de Hampton (Pirates), na Virgínia, entre 2014/15 e 2015/16, Reggie Jonhson tem vivido toda a carreira profissional na Europa.

Antes do Ploiesti vestira as camisolas do Nassjo (Suécia) na primeira experiência no velho continente (2016/17), seguindo-se o Ourense (Espanha, LEB Ouro), Kaposvari (Hungria), Zalakeramia (Hungria), Budivelnyk Kiev (Ucrânia) e Antibes (França, 2.ª Divisão).

Junta-se agora aos também contratados Bruno Araújo (V. Guimarães), Jeremiah Bailey (Ovarense, ext.), Isaiah Armwood (Nishinomiya Storks, Jpn),  Kenney Funderburk (Panthers, Hun) e o poste Nick Ward (Fraser Valley Bandits, Can), o que faz com os verdes e brancos somem cinco estrangeiros.

Seis é novo limite da Liga Betclic para poderem ser utilizados no campeonato e restantes competições nacionais, mas tal não significa que não sejam adquiridos mais para a possibilidade de maior rotação do plantel sem perder competitividade e para disputar a Taça Europa FIBA, para a qual, esta época, o Sporting terá ainda que passar pela fase de pré-qualificação.   

Depois de Marcus LoVett Jr ter marcado a passagem pelos leões nas duas últimas épocas, com médias de 17,4 pts, 2,5 res e 4,8 ass em 2023/24, e ajudando à conquista de uma Supertaça e uma Taça Hugo dos Santos, existe agora a expectativa do que Johnson trará à formação que passará a ser liderada por Luís Magalhães, de volta a Alvalade para substituir Pedro Nuno Monteiro e após duas temporadas sem ter estado em qualquer clube.