«Ronaldo chegou ao Sporting como um ovni»: o dia em que CR7 convenceu Aurélio Pereira
O dia da estreia de Ronaldo na equipa principal do Sporting: 14 de agosto de 2002 (arquivo ASF)

«Ronaldo chegou ao Sporting como um ovni»: o dia em que CR7 convenceu Aurélio Pereira

NACIONAL08.04.202514:05

Senhor Formação partiu hoje, aos 77 anos de idade, e para trás deixa incrível levado na prospeção de talento

Morreu, esta terça-feira, aos 77 anos, Aurélio Pereira, o Senhor Formação do Sporting, tantos foram os grandes talentos que descobriu em tenra idade. Antigo jogador dos leões, onde fez a formação mas não chegou a sénior, Aurélio Pereira tornou-se treinador no Fófó, já depois de uma carreira de sucesso na área comercial.

Ajudou o irmão nas horas vagas no Futebol Benfica e mais tarde voltou ao Sporting, tendo aí criado, no final da década de 80, e liderado o Departamento de Recrutamento e Formação. Muito à frente no tempo, Aurélio Pereira desenhou uma rede de olheiros que permitiu ao Sporting, durante largos anos, dominar o scouting em Portugal e descobrir talentos como Paulo Futre, Simão Sabrosa, Dani, Nani, Luís Figo... e Cristiano Ronaldo.

Imagens do gabinete de Aurélio Pereira em Alcochete, no ano de 2016

Figura incontornável na história do clube de Alvalade, Aurélio Pereira deixa um enorme legado e, hoje, lembramos-lhe como Cristiano Ronaldo, hoje um dos maiores futebolistas de todos os tempos, foi parar a Alcochete pela mão do Senhor Formação. A história está descrita no livro 'Ver para Crer', de Rui Miguel Tovar, onde, em páginas recheadas de peripécias, se encontra a que trouxe um menino madeirense até Lisboa... para fazer história.

Tudo começou com uma dívida de 4500 contos do Nacional ao Sporting (com o Odivelas 'ao barulho'), por direitos de formação de um jovem jogador chamado Franco. O ano era 1997 quando o telefone de Aurélio Pereira tocou. Era Marques Freitas, presidente do núcleo do Sporting da Madeira e antigo dirigente dos alvinegros, a dar conta do grande talento que estava ali à mão de semear. Aurélio Pereira meteu-se no avião e in loco viu um treino de captações de Ronaldo.

Aurélio Pereira com CR7 antes de um jogo da Seleção em Alvalade, frente ao Luxemburgo

«Confirmei tudo o que me tinham dito: desenvoltura fantástica, velocidade de execução, jogo aéreo, pé direito, pé esquerdo. Tive a sensação de que estavam todos rendidos ao miúdo, que chegou ao Sporting como um ovni. Era um fenómeno», lembrou Aurélio Pereira sobre a viagem de Ronaldo para Lisboa com apenas 12 anos, quando o habitual era os jovens talentos começarem a ser integrados em Alcochete com 14 ou 15. «Chamava-se Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro e tinha, todo ele, o futebol de rua nos seus movimentos. O à-vontade e o não ter medo de nada, características imprescindíveis para ir longe, muito longe», disse sobre CR7.

Até os seniores o iam ver...

A troca de papelada entre Nacional e Sporting começou a 3 de junho desse ano, a tempo da temporada 1997/98, tendo a dívida dos madeirenses aos leões sido convertida no pagamento de 25 mil contos por parte do Sporting para ter o jovem Ronaldo, que viria para a capital sozinho, desamparado, longe dos pais.

A uma reportagem de A BOLA, Aurélio Pereira mostrou os cartões de identificação de CR7 e Luís Figo

O surreal talento de Cristiano Ronaldo era tal que, segundo o antigo dirigente, quando ele se punha a dar toques debaixo de uma das bancadas da antiga Nave de Alvalade, os jogadores da equipa sénior embasbacavam-se a vê-lo. «Era tão bom», dizia Aurélio. Dos escalões de formação dos verdes e brancos à equipa principal passaram cinco anos, até, a 14 de agosto de 2002, se estrear frente ao Inter, na primeira mão do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Paulo Futre e Litos a ladearem Aurélio Pereira

Um ano mais tarde apareceu o Manchester United no jogo de apresentação do novo estádio de Alvalade - John O'Shea certamente se lembrará dele durante toda a vida -, Sir Alex Ferguson, o lendário treinador dos red devils, ficou perdido de amores e o resto, entre Man. United, Real Madrid, Juventus, Al Nassr e Seleção Nacional... foi o que sabemos.

Recorde a homenagem preparada para Aurélio Pereira por ocasião do 77.º aniversário, em outubro:

0 seconds of 41 minutes, 22 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
41:22
41:22