Recuperação do Sporting na Macedónia travada com golo nos últimos segundos
Francisco Costa marcou quatro golos em sete remates (Georgi Licovski/EPA)

Recuperação do Sporting na Macedónia travada com golo nos últimos segundos

ANDEBOL09.10.202421:45

Leõs estiveram a vencer por três (24-21) a menos de dois minutos do fim, mas um momento de desconcentração permitiu empate do Pelister (24-24)

O triunfo esteve praticamente garantido, mas mesmo a vencer por três com pouco mais de um minuto por jogar, o Sporting saiu de Bitola, na Macedónia do Norte, com empate (24-24) frente ao Pelister, na 4.ª jornada da Liga dos Campeões.

A vitória escapou aos leões, que não conseguiram uma quarta vitória consecutiva na Champions, mas nem se pode dizer que estiveram sempre por cima do encontro. Aliás, raramente isso aconteceu, até porque o duelo foi feito de equipas constantemente em fases de contraste. Ora uma por cima, ora outra logo a seguir.

E o mesmo se aplica aos jogadores. No caso do clube de Alvalade, o guarda-redes Mohamed Aly entrou com três defesas nos minutos inicias da partida, mas a partir daí não fez mais nenhuma, sendo que em muitas jogadas deu a sensação que podia ter feito mais.

E nessa primeira parte, a equipa da casa esteve muitas vezes por cima do encontro. Entrou a vencer por 2-0, enquanto o Sporting apenas esteve em vantagem uma vez (9-10), antes de ir abaixo na reta final destes 30 minutos. O Pelister encontrou sucesso no 7x6 e encontrou várias vezes brechas na defesa verde e branca. Assim, chegaram ao intervalo a vencer por três golos (15-12).

Na segunda parte, Ricardo Costa apostou em Kristensen para a baliza, no lugar do egípcio e mais tarde a aposta deu frutos, mas antes disso foi Jan Gurri que protagonizou a recuperação da equipa portuguesa. Depois de passar sete minutos sem marcar golo (16-20), o espanhol mostrou frieza e marcou quatro golos.

O clube de Alvalade não só empatou, como regressou à liderança. A chave da vitória parecia que estava encontrada, enquanto o Pelister viveu o pior momento da noite, muito por mérito defensivo dos leões e de Kristensen, que acabou o jogo com cinco defesas em 14 remates.

É que os campeões nacionais estenderam a vantagem (24-21) e a equipa da Macedónia do Norte parecia perdida em campo. Ficou 13 minutos sem marcar e nem regressando ao 7x6 que tanto sucesso lhes deu na 1.ª parte parecia que recuperariam.

Mas o Sporting desconcentrou-se na pior altura. Com dois golos de rajada, a turma de Ricardo Costa tinha o último lance do encontro, mas uma perda de bola inexplicável deu contra-ataque ao conjunto caseiro que fez o empate.

Merecedor de destaque é também o guarda-redes do Pelister. Nikola Mitrevski, ex-FC Porto e Benfica, teve boas defesas e foi importante no encontro com nove defesas em 32 remates.