Râguebi: Belenenses vence, Cascais e Direito empatam
Jogo grande da 1.ª jornada entre Cascais e Direito terminou empatado

Râguebi: Belenenses vence, Cascais e Direito empatam

MODALIDADES14.10.202319:08

Azuis somam seis ensaios frente a Agronomia

Depois das emoções da histórica participação de Portugal no Mundial França-2023, Cascais e Direito empataram a 21-21 no jogo grande de abertura da 65.ª edição da Divisão de Honra Top 10, principal escalão do râguebi nacional. 

Em Cascais (Guia), o Direito, campeão nacional em título, desfalcado dos sete lobos que estiveram no campeonato do mundo, esteve sempre na liderança no marcador (5-15 ao intervalo), permitindo apenas nos instantes finais da partida, por duas vezes, que os donos da casa empatassem. Primeiro a 18-18 e depois a 21-21.

Todos os pontos dos advogados foram obtidos através penalidades, sete em oito assinaladas, e pelo pé de Manuel Vareiro. Vasco Durão foi autor dos dois ensaios quando o Cascais estava em superioridade numérica, que somaram à conversão e três penalidades.

Quanto ao Belenenses, foi à Tapada (Lisboa) arrancar uma vitória por 20-43 (6-21 ao intervalo) ante a Agronomia com ponto de bónus ofensivo fruto dos seis ensaios marcados, três em cada um dos períodos de jogo. Os agrónomos tocaram três vezes com a bola na zona dos cinco pontos, todas no segundo tempo. 

Ainda em Lisboa, o RC Lousã superiorizou-se ao São Miguel (26-28) e no Porto, a Académica de Coimbra saiu da visita ao CDUP com um triunfo por 10-29, averbando ponto extra. Os pretos e os azuis do Restelo lideram a divisão de Honra (5 pontos), seguidos de RC Lousã (4 pts), Cascais e Direito (2 pts) e São Miguel (1 ponto). O encontro CDUL-Benfica foi adiado. 

RESULTADOS

1.ª jornada 

GDS Cascais-GD Direito, 21-21

CDUP-AA Coimbra, 10-29

Agronomia-Belenenses, 20-43

São Miguel-RC Lousã, 26-28

CDUL- Benfica, adiado