Hóquei em patins Portugal entra em pista na Catalunha
A Seleção Nacional masculina já está em Sant Hipòlit Voltregà, em Espanha, onde inicia a GoldenCAT nesta sexta-feira, frente à anfitriã Catalunha. França e Itália completam o lote de participantes neste torneio quadrangular de preparação do Europeu.
A preparação do Europeu iniciou-se na quarta-feira, com os convocados do selecionador Renato Garrido concentrados no Luso para a primeira sessão de um trabalho que só termina a 13 de julho. A primeira etapa é a GoldenCAT, torneio dotado de três seleções candidatas ao pódio no Europeu – Portugal, França e Itália -, inserido na Semana Catalã do Desporto. Uma forma de colmatar a dificuldade de realização de jogos de preparação em final de época, quando as equipas já se encontram em período de férias, conforme já explicou o selecionador nacional.
«É importante podermos jogar contra outras seleções, algumas também participantes no Europeu, para sabermos em que ponto nos encontramos. Embora só tenhamos dois dias de treino, esta seleção já se conhece há muito tempo e tem rotinas. Temos dois elementos novos, o Xano e o Nuno, que vão trazer também alguma qualidade e consistencia à equipa», enalteceu o defesa/médio Henrique Magalhães.
À exceção do guarda-redes do Benfica, Pedro Henriques, os restantes jogadores convocados por Renato Garrido seguiram viagem: Nuno Santos, Xano Edo (ambos do Valongo), João Rodrigues, Hélder Nunes (Barcelona), João Souto, Henrique Magalhães (Sporting), Gonçalo Alves, Telmo Pinto e José ‘Rafa’ Costa (FC Porto). O guarda-redes da Oliveirense, Diogo Alves, que esteve entre os pré-convocados e acabou preterido, substitui Pedro Henriques nesta deslocação.
Portugal defronta a Catalunha nesta sexta-feira (19.30 horas), seguindo-se França (9.45h) e Itália (17h), ambos no sábado. O jogo de atribuição do terceiro lugar (9.45h) e a final (12h) acontecem no domingo.