Hóquei em patins Portugal e Itália na final do GoldenCat
Portugal defronta Itália, no domingo, na final do torneio GoldenCat de hóquei em patins, em Espanha, numa partida que reedita o jogo deste sábado da terceira jornada da competição, que a seleção lusa perdeu por 4-2.
Após ter-se estreado em Voltregà com uma goleada, na sexta-feira, frente à seleção da Catalunha, por 9-3, e este sábado de manhã assegurar a presença na final, ao vencer a França, por 4-2, Portugal cedeu frente aos italianos.
Portugal esteve por duas vezes em vantagem, com golos de Nuno Santos (1-0) e Henrique Magalhães (2-1), mas a Itália empatou por Checco Compagno (1-1) e Davide Gavioli (2-2) e passou para a frente no derradeiro minuto por Andrea Malagoli (3-2) e Giulio Cocco (4-2).
De manhã, a seleção portuguesa venceu por 4-2 a França, que na primeira jornada tinha perdido com a Itália, por 2-1, depois de estar em desvantagem no marcador (1-0), com golos de João Rodrigues (2), Hélder Nunes e Rafa (1-1, ao intervalo).
No final do jogo com os italianos, João Rodrigues fez um «balanço positivo» da primeira fase do torneio. «Garantimos a presença na final, que era objetivo, fizemos boas exibições nestes três jogos, contando ainda que foram disputados em menos de 24 horas, aumentando a exigência física. E amanhã [domingo] cá estaremos para vencer a o torneio, sabendo que não é prioridade máxima, mas sim uma meta intermédia, porque estamos aqui para nos prepararmos o melhor possível para o Europeu. de quaquer forma, queremos ganhar o troféu!», declarou o avançado português que joga no Barcelona.
A Itália terminou invicta a primeira fase do torneio, inserido na preparação para o Europeu2023, com nove pontos, contando por vitórias os três jogos realizados, tendo Portugal ficado na segunda posição, com seis.
Portugueses e italianos disputam, assim, no domingo a final (12:00) no pavilhão Victorià Oliveras de la Riva, em San Hipólito de Voltregà, em Barcelona, onde antes, logo de manhã (9:45 horas), França e a seleção da Catalunha disputam o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.