Portugal deu boa réplica mas não resistiu ao poderio australiano

Mundial-2023 Portugal deu boa réplica mas não resistiu ao poderio australiano

RÂGUEBI01.10.202318:49

Seleção Nacional deixou grande imagem frente à poderosa Austrália, mas perdeu por 14-34

Portugal perdeu, este domingo, em Saint-Étienne, frente à bicampeã mundial (1991 e 1999) Austrália, por , sendo que os Wallabies, que até aqui tinham desiludido no Mundial, ainda acalentam esperanças de seguir para os quartos de final da competição em França.

No arranque da partida, o 15 dos Lobos entrou verdadeiramente com tudo e, com o ensaio de Pedro Bettencourt, chegou a estar na liderança do marcador. Mas o cartão amarelo visto pelo jogador do Union Sportive Oyonnax deixou a Austrália a jogar em superioridade numérica, fator que a seleção da Oceânia aproveitou para ‘virar’ de 3-7 para 24-7.

Na segunda parte, o ensaio de Fraser McReight, aos 47’, deu o ponto bónus ofensivo (quatro ensaios ou mais) aos australianos, mas Portugal, em superioridade numérica, conseguiria chegar a um segundo ensaio, por Rafael Simões, com Samuel Marques, de seguida, a converter a penalidade e reduzir para 14-29, mas Marika Koroibete, mal a Austrália ficou novamente com 15 para 15 no relvado, ainda fez o quinto ensaio australiano, fixando o resultado final em 34-14. 

Portugal perdeu mas caiu de pé frente a um monstro sagrado do râguebi mundial e despede-se do Mundial no próximo domingo, 8 de outubro, em Toulouse (20h), defrontando as Ilhas Fiji.

FIM DO JOGO, AUSTRÁLIA 34-14 PORTUGAL

Acaba a partida em Saint-Étienne. Que bela réplica dos nossos Lobos ao 'todo poderoso' do râguebi mundial.

74' - Ensaio para a Austrália, quinto para os Wallabies, por Marika Koroibete. Ben Donaldson falhou a conversão aos postes.

70' - ENSAIO PARA PORTUGAL! A Seleção Nacional aproveita a superioridade numérica e reduz por Rafael Simões. Na conversão, Samuel Marques acerta entre os postes e reduz para 14-29!

62' - Austrália reduzida a 13! Agora foi Samu Kerevi a atingir um jogador de Portugal com o braço, de forma ilegal. O lance ainda poderá resultar em vermelho.

60' - A Austrália está reduzida a 14, Matt Faessler viu o amarelo.

Ensaio de Mike Tadjer não conta! A equipa de arbitragem invalida, novamente, um ensaio a Portugal, considerando que o camisola 2 dos Lobos perdeu o controlo da bola antes de passar a linha.

58' - Uma placagem muito dura atingiu Samuel Marques no pescoço, mas não houve cartão...

55' - David Costa e Raffaele Storti saem, entram Francisco Fernandes e Manuel Cardoso Pinto.

49' - Martim Belo dá o lugar a Steevy Cerqueira.

47' - Ensaio para a Austrália por Fraser McReight. Na penalidade, Ben Donaldson acerta no poste. 29-7 para os australianos, que já garantiram o ponto bónus ofensivo (quatro ensaios ou mais).

Começa a segunda parte. Rafael Simões entra para o lugar de Thibault de Freitas.

Intervalo, Austrália 24-7 Portugal

Tempo de descanso em Saint-Étienne. Portugal teve um início de jogo de alto nível e esteve na frente do marcador, fruto do ensaio de Pedro Bettencourt, mas o cartão amarelo mostrado ao jogador do Union Sportive Oyonnax Rugby deixou a Seleção reduzida a 10, situação que a poderosa seleção australiana aproveitou para virar o resultado.

O momento do ensaio de Pedro Bettencourt:

VAR não valida ensaio português. Ao deslizar, Nicolas Martins colocou os pés fora de campo a centímetros da linha de ensaio...

30' - Pedro Bettencourt volta ao jogo, 15 para 15 de novo.

Um momento para a história: Pedro Bettencourt concretiza o ensaio

26' - Terceiro ensaio para os Wallabies, por Angus Bell. Na penalidade, Ben Donaldson faz o 5/5 e eleva para 24-7.

24' - Ben Donaldson com chuto certeiro, 17-7 para a Austrália.

22' - Mais um ensaio para a Austrália, por David Porecki. Alinhamento a 5 metros fatal para Portugal. 15-7.

Entretanto, o árbitro comunica a decisão do VAR e mantém-se o amarelo para Pedro Bettencourt. Boas notícias para Portugal...

Mais dois pontos para a Austrália, Ben Donaldson converte o chuto aos postes, 10-7.

19' - Primeiro ensaio para a Austrália, por intermédio de Richie Arnold. Distração na defesa portuguesa e a Austrália capitaliza a superioridade numérica. 8-7 para os australianos.

16' - Ben Donaldson falha o chuto aos postes! A bola passou ao lado.

15' - Pedro Bettencourt vê o amarelo e está 10 minutos de fora. A sanção poderá, depois, passar para vermelho.

12' - No chuto aos postes, Samuel Marques não perdoa e coloca Portugal a vencer por 7-3! Que início dos Lobos!

12' - ENSAIO PARA PORTUGAL (3-5) POR PEDRO BETTENCOURT!

11' - Formação ordenada a 5 metros para Portugal.

Portugal está muito afoito e instalado nos 22 metros da defesa australiana.

3' - A Austrália marca os primeiros três pontos depois de uma falta de Hasse Ferreira na formação ordenada. Marcou Ben Donaldso no chuto aos postes. 3-0.

1' - Começa o jogo em Saint-Étienne! Pontapé de saída é português.

O hino português:

Equipas no relvado. Vão tocar os hinos.

15 minutos para o arranque do jogo...

A festa no exterior do estádio Geoffroy-Guichard

Nas bancadas os adeptos portugueses são aos milhares. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, vai assistir ao jogo no camarote presidencial.

A Seleção Nacional vai fazendo exercícios de aquecimento

«Tenho a certeza de que nunca fariam essa pergunta antes do início da competição. (Austrália) Foram duas vezes campeões do mundo, qualificaram-se sempre para os quartos, têm grandes jogadores e um ótimo treinador. É fantástico perguntarem se pensamos que podemos ganhar, falar-se disso, mas não podemos esquecer que somos 16.º do ranking e enfrentamos uma equipa habituada muitos anos a jogar a este nível», disse Patrice Lagisquet, o selecionador de Portugal, na antevisão à partida.

Nesta altura, Portugal soma dois pontos no grupo C, enquanto os australianos têm seis: já fizeram três jogos, ganharam à Geórgia (35-15) e perderam com Ilhas Fiji (15-22) e Gales (6-40).