Incêndio em Los Angeles consome mato e lança pânico em bairros milionários
Localidade de Pacific Palisades, em Malibu, cercada por fogo
Milhares de moradores estão em fuga em Los Angeles, nos EUA, depois de um incêndio florestal se ter espalhado rapidamente e ameaçado várias localidades. Uma delas a abastada localidade de Pacific Palisades.
Pacific Palisades é uma zona de colina que fica nos limites de Malibu, que fica a cerca de 32 quilómetros do centro da cidade, onde moram muitas das estrelas do cinema mundial.
O fogo, que começou na manhã de terça-feira, tem-se espalhado rapidamente devido aos ventos de Santa Ana anormalmente fortes, levando as chamas a descer as colinas em direção à Pacific Coast Highway (PCH).
Em poucas horas, cerca de 500 hectares foram consumidos rapidamente, de acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia.
Em pânico, muitas pessoas deixaram os carros no meio da estrada e fugiram, o que obrigou os bombeiros a usar bulldozers para empurrar os carros abandonados para abrir caminho. O ator Steve Guttenberg pediu mesmo que quem deixar os carros deve deixar também a chave para facilitar o trabalho aos bombeiros. O ator James Woods foi dando conta, no X, do incêndio a apanhar a sua casa.
Estão em vigor ordens de evacuação para mais de 30 mil residentes na área de Los Angeles, de acordo com a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, que pediu que se evite a PCH.
Os ventos de Santa Ana são secos, quentes e fortes do nordeste que sopram do interior do sul da Califórnia em direção à costa, movendo-se na direção oposta ao fluxo terrestre normal que transporta o ar húmido do Pacífico para a região