Patinadora Kamila Valieva suspensa quatro anos por doping
IMAGO / Russian Look

Patinadora Kamila Valieva suspensa quatro anos por doping

MODALIDADES29.01.202417:44

TAS puniu a jovem patinadora russa após um teste positivo de doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) puniu, esta segunda-feira, a jovem patinadora russa Kamila Valieva com quatro anos de suspensão após um teste positivo no controlo antidoping, conhecido durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.

A atleta de 17 anos foi punida depois da agência de antidoping russa a ter ilibado numa primeira fase, por entender que a desportista «não cometeu qualquer infração nem evidenciou negligência». No teste realizado a 25 de dezembro de 2021 foi detetada, no corpo de Valieva, trimetazidina, substância que melhora a circulação sanguínea,  proibida desde 2014 pela Agência Mundial Antidopagem.

A patinadora russa, na altura com 15 anos, alegou ser vítima de «contaminação através de talheres» que partilhava com o seu avô, que a levava diariamente aos treinos e que era tratado com essa substância desde que lhe foi colocado um coração artificial.

O TAS chegou a autorizar a atleta a competir nos Jogos. Contudo, agora, entendeu esta «não conseguiu provar», através de evidências convincentes, que não se teria dopado «intencionalmente». 

As justificações da desportista e dos responsáveis da sua seleção foram contrariadas com o facto de também terem sido encontrados vestígios de outras substâncias usadas para melhorar o rendimento dos atletas, como, por exemplo, L-carnitina e hypoxen. A atleta tem 30 dias para poder recorrer desta decisão, junto do Tribunal Federal Suíço.