Oliveirense desiste de jogador impedido de jogar em Portugal
Wesley Saunders não pode continuar a jogar em Portugal (D.R.)

Oliveirense desiste de jogador impedido de jogar em Portugal

BASQUETEBOL14.01.202521:35

Basquetebolista norte-americano Wesley Sauders está suspenso pela federação, a pedido da AIMA, após seis jogos que lhe valeram distinção de MVP da Liga. Agência para as migrações diz estar «em causa a ordem e a segurança públicas»

A Oliveirense informa que o seu basquetebolista norte-americano Wesley Sauders não poderá continuar a jogar em Portugal, após o clube ter recorrido, durante várias semanas, da suspensão da inscrição aplicada pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), imposta pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

A decisão desta agência afeta ao Governo, por entender poder estar «em causa a ordem e a segurança públicas», foi conhecida pela Oliveirense e por Wesley Saunders a 6 de dezembro, véspera do jogo da equipa na 7.ª jornada da Liga.

A AIMA refere o registo criminal de Wesley Saunders nos Estados Unidos, que inclui 'casos' de condução perigosa e irresponsável.

À data, o norte-americano era o atleta mais valioso da Liga (MVP), registo que prevalece até esta terça-feira. Para tal distinção contaram, sobretudo, as médias de pontos (16), ressaltos (7), assistências (4) e eficácia da linha de lance livre (90 por cento).

A Oliveirense considera a «interpretação legal da AIMA manifestamente errada», que impede o atleta de «continuar a jogar basquetebol em Portugal, quando tais fundamentos não foram impedimento para que o mesmo jogasse em vários [outros] países da União Europeia.

O clube declara que é com «profundo desalento» que «resigna à perda definitiva» de Souders, «mesmo depois de várias tentativas e recursos junto das FPB, uma vez ser esta a interlocutora entre os clubes e a AIMA neste processo de legalização e inscrições de atletas».