27 fevereiro 2024, 21:26
Sporting volta a vencer Fuchse Berlim e está nos quartos da Liga Europeia
Triunfo por 32-28 sobre o detentor do troféu
Ricardo Costa elogia a equipa após a segunda vitória consecutiva sobre o Fuchse Berlim, na Liga Europeia
Extremamente orgulhoso, mas muito cansado também. Ricardo Costa montou uma equipa que conseguiu ganhar duas vezes no espaço de uma semana ao Fuchse Berlim, uma das melhores equipas do Mundo, que além de ser detentor da Liga Europeia, lidera a Bundesliga, o campeonato mais forte da atualidade.
Em conferência de imprensa, o treinador do Sporting elogiou a forma como a equipa se voltou a exibir, defendendo que jogou ainda melhor do que há uma semana na capital da Alemanha.
«Sabíamos que para ganhar tínhamos de ser ainda melhores do que fomos em Berlim. E fomos! Conseguimos estar melhor na defesa na segunda parte, subir a agressividade e quando não travámos os atacantes do Fuchse, o Leo foi preponderante. Nos dois jogos tivemos mais guarda-redes do que eles e isso foi muito importante», começou por dizer.
Parte do segredo para o triunfo esteve na estratégia do treinador, que abdicou durante a segunda metade dos três jogadores que fazem mais diferença – Martim e Kiko Costa, além de Natan Suárez.
«Conseguimos rodar mais a equipa, e isso foi fundamental nos últimos minutos porque estivemos mais frescos. Arriscámos na primeira parte na rotação, a ganhar por três, mas sabíamos que eles vinham de um jogo muito complicado no campeonato e iam querer reduzir o ritmo de jogo. Eles resguardaram-se na primeira parte e nós conseguimos aproveitar isso a nosso favor», explicou.
27 fevereiro 2024, 21:26
Triunfo por 32-28 sobre o detentor do troféu
O treinador diz, contudo, que o facto de os leões terem vencido duas vezes o Fuchse Berlim não significa que sejam mais fortes do que os germânicos.
«Eu tinha dito que ganhar duas vezes a esta equipa é muito complicado, em teoria. Mas na prática fomos a melhor equipa nos dois jogos. Fomos mais fortes nestes dois jogos, mas isso não significa que sejamos melhores do que eles», alerta.
Ainda assim, Ricardo Costa não tem dúvidas que aquilo que a equipa fez nestes dois jogos deixa claro que não há impossíveis.
«Esta equipa tem demonstrado qualidade, estamos mais fortes. Todos crescemos com isto. Acho que podemos ganhar a qualquer equipa do Mundo, mas temos de nos manter humildes, porque também podemos perder com qualquer equipa, se não estivermos ao nosso melhor. Mas se me perguntam diretamente, sim, o Sporting pode ganhar a qualquer equipa do mundo», defende.
Já sobre o apuramento para os quartos de final, assegurado nesta terça-feira, o técnico diz ser importante também por garantir… descanso.
«Obviamente, estamos muito contentes. Estamos felizes por seguir na prova e manter a perspetiva de chegar à ' final-four', que foi um objetivo que traçámos no início da época. E também porque o apuramento direto nos poupa de jogar os dois jogos do 'play-off'», concluiu.