NBA: Timberwolves operam reviravolta e eliminam campeões Nuggets
Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards (X/Timberwolves)

NBA: Timberwolves operam reviravolta e eliminam campeões Nuggets

BASQUETEBOL20.05.202410:20

Já é certo: haverá novo campeão na NBA

Os Denver Nuggets, campeões em título, foram este domingo eliminados nas meias-finais da Conferência Oeste, com os Minnesota Timberwolves a imporem-se no jogo 7 para vencer por 4-3. Recorde-se que chegaram a ter uma vantagem de 2-0 e os Nuggets estivreram depois na frente por 3-2.

Em Denver, os Timberwolves tiveram forças para superar uma desvantagem de 20 pontos no terceiro quarto – era de 15 ao intervalo, a maior recuperação de sempre num playoff - e acabaram por vencer por 98-90. A estrela Anthony Edwards disse ter sentido dificuldades: na verdade tinha apenas 4 pontos ao intervalo, acabou com 16.  Karl-Anthony Towns e Jaden McDaniels marcaram 23 pontos cada um, com Edwards a referir que ajudou de outras maneiras.

«Não estava a conseguir encontrar o ritmo, confiei nos meus colegas. Há mais formas de ganhar o jogo quando não se é apenas um jogador ofensivo. Não sou unidimensional. Não sou apenas um tipo que sabe marcar, também posso bloquear. Sinto que fiz isso com o Jamal Murray e isso pode ter ajudado a virar o jogo», disse Edwards.

Murray conseguiu ainda assim 35 pontos, com Nikoka Jokic a somar 34 pontos e 19 ressaltos, mas mais nenhum jogador dos Nuggets atingiu os dois dígitos.

«Estava muita coisa colocada nos ombros deles», disse o treinador Michael Malone, «esperamos que Jokic e Jamal continuem a tirar coelhos da cartola, mas alguém mais tem que dar alguma ajuda.»

Os Nuggets tornaram-se o quinto campeão consecutivo a não conseguir chegar às finais da conferência.

Os Wolves avançam assim para a primeira final de conferência em 20 anos, onde já esperam os Dallas Mavericks. A final começa quarta-feira.

A final da Conferência Este vai ser disputada entre os Boston Celtics, de Neemias Queta, e os Indiana Pacers.