Mundial de sub-19: Portugal avança para 'main round'

Andebol Mundial de sub-19: Portugal avança para 'main round'

ANDEBOL04.08.202320:53

A seleção portuguesa de sub-19 de andebol venceu, esta sexta-feira, a Argélia, por 41-19, em Varazdin, na Croácia, e somou o segundo triunfo no Grupo A do Campeonato do Mundo da categoria, qualificandos-se desde já para a ronda principal ('main round') ao beneficou do triunfo da formação anfitriã, próxima adversária, no sábado, sobre o estreante Ruanda.

Portugal, que no primeiro jogo esmagou esta frágil equipa africana, por 50-24, esteve em desvantagem frente a Argélia até aos 3-2, quando passou para a frente do marcador com um parcial de quatro golos (6-3) e nunca mais cedeu a liderança, mesmo que tenha sido o poste a inviabilizá-la, aos 15 minutos, onde a bola remata por um adversário esbarrou com estrondo.

Após este vacilo, a turma das quinas embalou para um parcial de 5-0, que colocou o marcador em 12-7 e até ao final da primeira parte marcou por mais três vezes, contra apenas uma dos argelinos, para chegar-se ao intervalo com 15-8.

O equilíbrio rondou os primeiros 15 minutos da segunda parte, em que a Argélia marcou os mesmos oito golos da primeira, sobressaindo na baliza nacional Gonçalo Morgado, filho do guarda-redes internacional português Sérgio Morgado.

Portugal, no terceiro quarto de hora do jogo, estabilizou a vantagem em nove golos, que abriu para 10, aos 23-13. Gonçalo Morgado, com duas defesas em livres de sete metros, contribuiu para o melhor período da equipa lusa, que elevou a vantagem de nove golos, aos 25-16, para os 16, aos 32-16, dobrando a oito minutos e 30 segundos do fim do jogo os golos da seleção argelina. Os portugueses terminaram com um parcial de 7-1, fixando o resultado em 41-19.

Nuno Oliveira, com nove golos, foi o melhor marcador do encontro e o jogador mais valioso (MVP), com uma eficácia de remate de 82%.