Medvedev apanha susto mas avança para a 3.ª ronda do Open da Austrália
Tenista russo bateu Emil Ruusuvuori por 3-2, num jogo em que se viu a perder por 0-2; finlandês teve de pedir assistência médica no último set devido a limitações físicas
Daniil Medvedev avançou para a terceira ronda do Open da Austrália, mas voltou a ter tarefa difícil naquele que foi apenas o segundo jogo do russo na temporada de 2024. O terceiro cabeça de série bateu o finlandês Emil Ruusuvuori (53.º ranking ATP) ao fim de cinco sets (3/6, 6/7 [7-1], 6/4, 7/6 [7-1] e 6/0) e 4.23 horas em campo.
O nórdico mostrou-se mais bem preparado no primeiro e segundo parciais, ao passe que o moscovita voltou a mostrar-se irregular nas pancadas de fundo do court. Medvedev elevou o nível no 3.º set, numa altura em que já perdia por 0-2 e levou a partida para o quarto set.
O equilíbrio manteve-se, mas para infelicidade de Ruusuvuori, as limitações físicas no ombro começaram a aparecer precisamente no tie-break. O russo aproveitou para saltar para a liderança do encontro e fechou a partida contra um adversário visivelmente limitado.
Na próxima ronda, Daniil Medvedev vai encontrar o canadiano Félix Auger-Aliassime (30.º), que derrotou o francês Hugo Grenier (178.º), por 3-1, com parciais de 6/1, 3/6, 6/1 e 6/2.
Ruud e Zverev sobrevivem, Rune eliminado
Tal como o finalista da edição de 2022, Alexander Zverev (6.º) também teve de recorrer a quinto set, num encontro em que também esteve a perder por 2-1 frente a Lukas Klein. Ainda assim, o germânico conseguiu dar a volta ao marcador so super tie-break da quinta partida e garantir passagem para a terceira ronda, na qual tem encontro marcado com norte-americano Alex Michelsen.
Casper Ruud também sobreviveu a duro teste frente ao tenista da casa Max Purcell e só garantiu a qualificação na 'negra'. O norueguês bateu assim o australiano por 3-2, com parciais de 6/3, 7/5 [7-5], 6/3, 3/6 e 7/6 [10-7] e vai defrontar o britânico Cameron Norrie por um lugar nos oitavos de final.
Holger Rune, oitavo pré-designado do torneio, foi eliminado da prova, após derrota por 1-3 (7/6 [7-4], 6/4, 4/6 e 6/3) contra o francês Arthur Cazaux, sendo o primeiro tenista dentro do 'top-10' a ser afastado do evento.