Más notícias para Neemias: Celtics foram buscar Tillman aos Grizzlies

Más notícias para Neemias: Celtics foram buscar Tillman aos Grizzlies

BASQUETEBOL07.02.202420:08

Nova concorrência para o poste português, que mantém a dúvida se conseguirá mudar o seu contrato de duas vias para um standard que lhe permite actuar no 'play-off'

Segundo avançou o jornalista da ESPN Adrian Wojnarowski, que raramente se engana, quando faltam menos de 24 horas para encerrar o período de transferência da NBA, os Celtics adquiriram o extremo/poste Xavier Tillman aos Grizzlies por troca de duas posições na 2.º ronda do draft, uma via Hawks para 2027 e a segunda vinda dos Mavericks para 2030.  No negócio está também incluído o extremo Lamar Stevens, que segue para Memphis. 

A notícia de que Stevens servirá de moeda de troca, que apenas surgiu minutos mais tarde, também através de Wojnarowski, é bom para o poste português. Significa que os líderes da regular season mantêm um plantel de 14 jogadores com contrato standard e continua a existir uma vaga para que Neemias tenha hipótese de passar do vínculo de duas vias – que o limita a 50 partidas na fase regular e o impede de atuar no play-off – para um contrato normal, que pode ser assinado para lá de 8 de fevereiro. 

Por outro lado, esta transferência – e nada garante que até às 15 horas de quinta-feira na Costa Este (20h em Portugal) não venham a acontecer mais -, revela que os Celtics não estão totalmente satisfeitos e querem reforçar o plantel às ordens de Joe Mazzulla para a segunda fase. 

Até pela maneira como o clube e treinador tem apostado no seu desenvolvimento, não parece que a dispensa de Queta venha a acontecer. Tal parece pouco provável, mas, Xavier Tillman, de 25 anos, pode entrar perfeitamente na rotação dos homens grandes de Boston, na qual o poste Luke Kornet tem sido a principal referência para substituir Kristaps Porzingis e Al Horford.

Há quatro temporadas nos Grizzlies, equipa que o adquiriu aos Kings na noite do draft de 2020 depois dos californianos o terem escolhido na 35.º posição, Tillman, que entrou na Liga vindo da Universidade Michigan State, nos três campeonatos anteriores o mínimo que jogou foram 53 encontros, em 2021/22, e tem como máximo pessoais 20 postos, 14 ressaltos, 7 assistências, 6 roubos de bola e 5 desarmes de lançamento. 

Na atual temporada, já tinha disputado 34 jogos pelos Grizzlies, até porque este têm sido marcados por lesões, e levava  as médias de 6,0 pts, 4,6 res, 1,7 ass, 1,2 rbl, 1,0 dsl em 20,6 minutos. 

O seu contrato de três anos/4 milhões de dólares (3,722 milhões de euros), assinado em novembro de 2020 e que esta época lhe garantem 1,782 milhões (1,658 milhões), termina no final da temporada.

Contratado em setembro pelo conjunto de Boston, Lamar Stevens, de 26 anos e também extremo/poste, havia sido utilizado  em 19 encontros, nos quais registou as médias de 2,8 pts, 2,7 res, 0,6 ass, 0,4 rbl e 0,3 dsl em 6,4 minutos. Médias mais baixas do que aquelas que havia conseguido nas três temporadas anteriores com a camisola dos Cavaliers. 

Quanto a Neemias, que entrou em campo em 22 ocasiões – máximo de carreira, quer numa só época como do total nos Kings (20) – leva médias de 4,8 pts, 4,5 res, 0,5 ass, 0,4 rbl e 0,6 dsl em 12,2 minutos.