Lusitanos e Black Lions reavivam duelo mundialista este sábado no Jamor
Franquia da federação portuguesa com sete 'Lobos' defronta equipa profissional da Geórgia; no França 2023 houve empate
Os Lusitanos, franquia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), e Black Lions, equipa profissional da Geórgia, defrontam-se este sábado (16h00) no CAR Jamor, em Oeiras, na 2.ª jornada da Rugby Europe Super Cup.
Na memória das duas equipas está o empate (18-18) entre as seleções, Lobos e Lelos, no Campeonato do Mundo, em França 2023. Isto porque, cada um dos lados, português e georgiano, apresenta sete mundialistas na partida da competição europeia de clubes e franquias focada no desenvolvimento de nações emergentes.
Após a derrota frente ao Tel Aviv Heats, de Israel, na jornada inaugural da 3.º edição da Super Cup, o 23 português sofrerá alterações na receção aos Black Lions, bicampeões em título, garante Sébastien Bertrank, selecionador nacional de Portugal.
«Temos lesões, ausentes, clubes que pediram dispensa de jogadores, logo teremos em conta estas condicionantes e tentaremos compor, a partir desta base, e fazer um equilíbrio na convocatória», sublinha em conversa com a A BOLA.
Alex dos Santos, lusodescendente estreado na 1.ª ronda, passa a titular na 1.º linha onde estará Giorgi Turabelidze, no banco. O georgiano naturalizado português, ex-CR Caldas, atualmente na Agronomia, integra, pela primeira vez, a convocatória dos Lusitanos.
O técnico francês faz raios-x aos georgianos. «É uma equipa profissional que assenta a sua base na seleção nacional» e fará a estreia, a 9 de dezembro, como um dos dois convidados, na EPCR Challenge Cup, competição europeia de clubes. Os Lusitanos «não estão ainda no mesmo nível de organização», reconhece. «Não temos as mesmas armas, de momento», acrescenta Sébastien Bertrank.