Laurentino Dias é o primeiro candidato ao COP, que tem de definir critérios para as eleições
Artut Lopes, ao centro, é o atual presidente do Comité Olímpico de Portugal. Foto COP

Laurentino Dias é o primeiro candidato ao COP, que tem de definir critérios para as eleições

MODALIDADES07.11.202417:23

Assembleia do COP vai reunir no dia 26 de novembro para aprovar os nomes da Comissão Eleitoral que terá de decidir, por exemplo, a data das eleições e quantas listas as federações podem subscrever

Laurentino Dias assumiu publicamente, esta quinta-feira, que é candidato ao Comité Olímpico de Portugal e outros se podem seguir, nomeadamente, José Manuel Araújo e Alexandre Mestre, nomes há muito apontados como possíveis interessados a suceder a José Manuel Constantino, que morreu no último dia dos Jogos Olímpicos de Paris2024.

São 105 membros com direito a voto na eleição do COP, sendo as Federações olímpicas (33) as que mais peso têm - membros ordinários valem quatro votos, membros extraordinários um voto - e, atualmente, existem ainda várias que ainda não realizaram as suas eleições internas, nomeadamente triatlo, natação, ciclismo, basquetebol, futebol, entre outras.

Enquanto decorre esse processo, o próprio Comité Olímpico tem questões para resolver, e o primeiro passo é a reunião da Assembleia Plenária, dia 26 de novembro, para aprovar os nomes da Comissão Eleitoral.

Esta comissão terá pela frente algumas questões para resolver a começar pela data das eleições que deverão apenas realizar-se no primeiro trimestre de 2025.

Além disso, neste momento, existem 33 federações com direito a 4 votos, os chamados membros ordinários, uma vez que a Federação de beisebol e softbol não tem existência jurídica. O regulamento diz que é necessário 1/4 de subscritores para viabilizar uma lista, signfica por isso que é essencial decidir se são oito ou nove subscritores.

Laurentino Dias avança para o COP

7 novembro 2024, 15:33

Laurentino Dias avança para o COP

Antigo secretário de Estado do Desporto é o primeiro a assumir publicamente a candidatura ao Comité Olímpico de Portugal

Acresce a este ponto, outra definição importante que é perceber se cada federação pode apenas subscrever uma lista ou mais. Se for apenas uma, e se forem necessárias nove federações, apenas três candidatos poderão ir a votos. Se forem 8, com subscrições únicas, podem apresentar-se 4 candidatos, no máximo.

José Manuel Araújo candidato à presidência do Comité Olímpico

5 novembro 2024, 17:08

José Manuel Araújo candidato à presidência do Comité Olímpico

Candidatura do atual secretário geral do COP, cargo que ocupa desde 2013, será apresentada ainda este mês. Fernando Gomes e Jorge Vieira são outras figuras que já mostraram, publicamente, alguma disponibilidade para sucederem a Artur Lopes, líder eleito para fazer a ransição após o falecimento de José Manuel Constantino. Mas há mais personalidades que têm suscitado movimentos de apoio nos bastidores.

Recorde-se também que, a partir de dia 1 de janeiro, inicia-se a nova olimpíada, o que implica alteração no estatuto de alguns membros, nomeadamente na Federação de Squash, que passa a ter direito a 4 votos, como membro ordinário, em detrimento, por exemplo, da Federação de Dança Desportiva, uma vez o breaking vai sair do programa de modalidades em Los Angeles2028.