Histórico: Portugal conquista European Silver League
Vitória épica na Finlândia, por 3-1, vale primeiro título internacional ao mais alto nível da seleção feminina e inédita qualificação para a European Golden League de 2025
A seleção portuguesa de voleibol feminino conquistou a European Silver League, este domingo, ao vencer a Finlândia, por 3-1, no jogo da segunda mão da final da competição, neste país escandinavo, impondo-se no decisivo 'golden set'.
Num feito histórico para o voleibol português, o primeiro título internacional ao mais alto nível da seleção feminina, a equipa das quinas transcendeu-se e não só recuperou da derrota no primeiro jogo, na quinta-feira, em Santo Tirso, que perdeu por 0-3, como fez uma emocionante reviravolta no segundo encontro, na Finlândia, após ter começado por ser batida no primeiro set (25-21).
Portugal venceu, depois, os parciais seguintes (25-22 e 25-23) e garantiu a vitória no 'golden set' (26-24).
Com este triunfo, Portugal, que nos últimos quatro anos esteve na final four desta competição, conseguiu um inédito apuramento para disputar, no próximo ano, a European Gold League, o principal escalão continental da modalidade ao nível de seleções.
No final do jogo, o selecionador nacional Hugo Silva não poupou elogios às suas jogadoras. «Incrível o que estas miúdas são capazes de fazer! Traídas pela imaturidade no primeiro jogo, mas valentes por todo o seu potencial neste segundo jogo da final! Estas são as melhores atletas portuguesas dos últimos anos e acredito que, com elas, podemos ir cada vez mais longe», declarou o técnico.
«Espero que seja o início de uma mudança de mentalidade para o voleibol feminino e perceberem que, trabalhando muito nos clubes e orgulharem-se de representar a nossa Seleção, podem deixar uma marca importante na nossa modalidade e na própria carreira de cada uma», acrescentou, para concluir: «Parabéns aos clubes que trabalharam tão bem a cultura desportiva destas jovens e que as mesmas sejam um exemplo para todas as atletas do voleibol feminino».